Ontem à noite, no Salão Paroquial de Canas de Santa Maria, o Pe. João Pedro dinamizou mais uma sessão de formação para adultos das paróquias de Canas de Santa Maria e Parada de Gonta.

Como foi explicado pelo Pe. João Dinis, pároco das duas paróquias, esta sessão integra o programa de formação elaborado pelo Conselho Pastoral Interparoquial para este Ano Pastoral, dedicado à “Amoris Laetitia” e aos tempos fortes do Ano Litúrgico.

Explorando os sinais e símbolos quaresmais – cores dos paramentos, austeridade na decoração, canto litúrgico – e os textos bíblicos da misericórdia, o Pe. João Pedro mostrou a riqueza deste tempo quaresmal, enquanto caminho que conduz à Ressurreição.

Depois de uma explicação da origem do termo Quaresma, da evolução histórica da forma de a celebrar e das referências bíblicas que nos ajudam a compreender o sentido desta “quarentena”, o Pe. João Pedro apresentou a essência do tempo quaresmal: oração, esmola e jejum.

Terminou com uma proposta prática de concretização do jejum/abstinência, orientada sobretudo para a abstinência de atitudes comuns, no dia a dia, que nos levam a dizer mal dos outros, a fazer coscuvilhice, a julgar mal, a sermos egoístas e individualistas, negando e matando aquela que deve ser a marca da nossa identidade, a caridade cristã, que nos faz melhores pessoas, imagem do amor de Deus.

É o jejum/abstinência que nos pede que “rasguemos o coração e não as vestes”, concluiu.

G.I.