Semana Santa e Páscoa vividas na Diocese

O V Domingo da Quaresma, também conhecido como o Domingo de Lázaro, numa alusão ao evangelho neste ciclo A, que relata a ressurreição de Lázaro, é em muitos sítios vivido com a procissão do Senhor dos Passos, a imagem de Jesus carregando a Cruz, noutros com a cerimónia do Encontro, representada pelo encontro dos andores do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, ou a Mãe Dolorosa.

De tradição antiquíssima e muito procurada pelos fiéis, é também neste Domingo celebrada a Festa do Senhor dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, imagem de Jesus Cristo crucificado. Celebrada a Eucaristia junto à Igreja que lhe é dedicada, segue-se participada procissão, convidando os numerosos fiéis a meditar na entrega de Jesus na Cruz, dando a vida para salvar, Senhor a quem recorrem os aflitos nas diversas provações da vida.

Em diversas paróquias da Diocese, na tarde deste domingo, muitas são as pessoas que se congregam para participar na Procissão do Senhor dos Passos.

Na cidade de Viseu, esta é uma das tradições que marcam já o caminhar para a Semana Santa e para a vivência dos últimos passos de Jesus, até à Morte e Ressurreição.

Também em algumas paróquias da Diocese se vive neste domingo a celebração do Encontro entre Jesus e sua Mãe, no caminho para o Calvário. É o caso de Santar, no concelho de Nelas, em que a vila se reúne, acompanhando ou a imagem de Nossa Senhora que sai da Igreja Paroquial, ou a imagem do Senhor dos Passos, que sai da Igreja da Misericórdia, parando para escutar o Sermão do Encontro, no lugar habitual.

G.I./J.B.