O Museu da Misericórdia, no Adro da Sé, tem programadas diversas atividades para o período de férias escolares (Páscoa) que decorrem entre 5 a 18 de abril, sendo uma delas – ‘Os Passos da Paixão’.

A iniciativa convida os jovens a conhecerem as cenas da Paixão de Cristo através de oito pinturas, de finais do século XVII e do séc. XVIII que “constituem um conjunto pictórico com interesse cultural e iconográfico, revelando a subjacente mensagem catequética que as inspirou. A narrativa implícita na sequência das bandeiras atesta a força comunicacional assumida pelas imagens de culto e transmite um testemunho histórico, que o Museu pretende comunicar a novos públicos”, conforme uma nota enviada às redações. A este propósito decorrerá a atividade lúdica ‘A Paixão em Pinturas – vem descobrir as cenas’.

Juntar educação, arte e património, particularizados nas telas que expressam a Paixão de Cristo é um dos objetivos levados a cabo pelo Museu da Misericórdia para transmitir “o seu projeto educativo de sensibilização para a arte, ao mesmo tempo que recupera uma marca identitária da Misericórdia e cria sinergias no campo do turismo patrimonial e religioso”, como se lê no documento.

Durante a Semana Santa, entre 9 e 16 de abril, às 16h, haverá sessões orientadas na sala dos ‘Rituais, sendo que é necessária a inscrição prévia, através dos telefones 232441141 / 232470770. Também será retomada a iniciativa ‘Xadrez no Museu’ que juntará muitos apreciadores desta modalidade. O Museu da Misericórdia irá aproveitar a Semana Santa para apresentar ao público a peça escultórica ‘Descimento da Cruz’, que passará a integrar a sua exposição permanente.

G.I./J.B.:PBA

CategoryIgreja, Pastoral, Viseu