Os Missionários Combonianos estão a celebrar 70 anos de presença em Portugal.

Entre 24 e 28 de Abril, visitaram as Escolas Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato, em Viseu, apresentando testemunhos missionários nas aulas de Religião e Moral; passaram por IPSS contactando idosos e doentes e contactaram com grupos de jovens, nalgumas paróquias.

Todos estes encontros foram ocasião para darem a conhecer o seu Instituto e um pouco da sua história, sobretudo em Portugal.

Esta Quinta-feira, realizaram na sua Casa de Viseu, o Seminário das Missões, um encontro-convívio com os sacerdotes da nossa Diocese, que terminou com almoço.

Desde as 10:00 horas, os participantes tiveram oportunidade de conhecer alguns pormenores sobre a chegada dos missionários a Viseu, o acolhimento que tiveram, por parte do Bispo de então, D. José da Cruz Moreira Pinto e do apoio que as comunidades cristãs da cidade e da diocese lhes deram.

O Pe. Manuel Augusto Ferreira, que acaba de escrever “Uma História Singular” sobre os Missionários Combonianos em Portugal, apresento, a traços largos, uma síntese de setenta anos marcantes na vida do Instituto e da Diocese.

A obra agora editada, com quase quatrocentas páginas, vai ser apresentada ao público esta sexta-feira, às 21:00 horas, no Seminário das Missões.

No sábado, dia 29, das 14:00 às 22:00 horas, decorrerá um tempo forte de encontro com jovens, também no Seminário das Missões. Será tempo de convívio, de partilha de experiências e de vigília orante.

Os Missionários Combonianos, para além da festa, querem que “toda a Igreja local participe nesta celebração de setenta anos de vida e de graças.

A sessão desta quinta-feira contou com a presença de muitos sacerdotes diocesanos que conviveram com os primeiros combonianos chegados a Viseu em 1947, que partilharam preocupações e alegrias, que apreciaram as inovações pastorais que o Concílio Vaticano II haveria de propor como as mais adequadas para a acção pastoral.

A partir de Viseu, os Combonianos lançaram raízes em Portugal e abriram Casas em Vila Nova de Famalicão (1956), na Maia (1958), em Lisboa (1966), em Santarém (1972), em Coimbra (1973), em Aveiro (1977-1986), em Camarate (2010) e em Calvão (2012).

Mas a história dos Missionários Combonianos está marcada sobretudo pelo seu trabalho missionário em África, não só nos territórios africanos de língua oficial portuguesa, mas em muitos outros países africanos. África era a paixão de S Daniel Comboni.

A presença dos Combonianos em Portugal serviu especialmente o aprofundamento da consciência missionária das comunidades cristãs. Uma realidade de premente actualidade como nos lembra o Papa Francisco, com o seus apelo a que vamos ao encontro das “periferias”.

G.I.