Promovido pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica, decorreu, de 13 a 20 de Janeiro, no Centro Sócio Pastoral de Viseu, o XXVIII curso de formação para ministros extraordinários da comunhão.
Frequentaram esta formação 30 cristãos, oriundos de vários arciprestados da diocese, tendo como formadores o P. Jorge Seixas e o P. José Henrique.
Além de momentos de oração, de formação espiritual e litúrgica, houve espaço para aprendizagem prática de aspectos relevantes para o exercício deste tão importante ministério.
Os ministros extraordinários da comunhão têm como missão prioritária possibilitar aos cristãos que, por idade, doença ou outra impossibilidade, não podendo reunir-se na assembleia dominical, recebam o grande dom da Eucaristia. Assim, de preferência ao domingo, nas famílias, ou nos lares onde se encontram, os ministros da comunhão, quais servidores da Eucaristia, levam-lhes, com dignidade, respeito e amor a comunhão eucarística.
Outra das tarefa que desempenham é, no contexto da própria assembleia dominical, ou noutras celebrações muito frequentadas, ajudar o sacerdote a distribuir a comunhão, sempre que o número dos que comungam o justifique.
Na tarde do dia 20, sábado, o curso encerrou com a Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, D. Ilídio, que, após a oração de bênção e investidura, entregou a cada um o cartão, por ele assinado, válido por três anos, que os certifica para o exercício deste ministério.
Na diocese de Viseu, atualmente, são cerca de 850 os ministros extraordinários da comunhão no ativo, que tanto bem espiritual, e não só, proporcionam àqueles a quem servem.

G.I./J.B.:SDPL