No passado dia 20 de Janeiro realizou-se em Viseu o tradicional dia de Estudo e Reflexão do Apostolado da Oração.
Marcado pela alegria da presença do Padre Manuel Morujão, sacerdote jesuíta e digno filho da diocese de Viseu, foi todo ele preenchido pela oração e diálogo, uma profunda reflexão sobre as verdadeiras raízes e actualidade deste “abençoado movimento”, prestes a celebrar os 175 anos da fundação ocorrida no ano de 1844. Trata-se de um movimento de leigos com a máxima actualidade na Igreja, uma vez que se fundamenta na necessidade que temos de um coração orante, à semelhança do Coração de Cristo. Apesar de contar já tantos anos, é necessário dar-lhe mais vida e prolongá-lo cada vez mais no tempo e no mundo, frisou o Conferencista.
A jornada começou com o Oferecimento do Dia ao Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se a Oração de Laudes.
Após as boas-vindas a todos os presentes e respectiva apresentação dos centros, marcando presença cerca de 150 elementos. A intervenção do Conferencista foi marcada pela dinâmica da esperança, uma das grandes virtudes cardiais altamente necessária em nossos dias. E tal como exorta o Papa Francisco, “os cristãos devem ser missionários da esperança e nunca profetas da desgraça”; “só assim abrimos espaços de salvação”, pois o Sagrado Coração de Jesus “é a nossa esperança” – como recorda o apóstolo S. Paulo (1Tim 1,1). Olhando-se o rosto da assembleia, notava-se que todos compreendiam a necessidade de “uma esperança de vistas largas, ou seja, uma esperança cujo nome é Jesus Cristo”. É esta a espiritualidade do Apostolado da Oração: viver as 24 horas do dia em atitude orante, a exemplo do próprio Filho de Deus, que ao vir ao mundo exclamou: “Eis que venho, ó Pai, para fazer a Tua vontade”. Assim sendo, tudo nos pode e deve mover à pertença a este Movimento agora chamado “Rede Mundial de Oração com O Papa”, que ao considerar-se a si mesmo como “Servo dos Servos de Deus”, a todos convida a rezar em união com ele e com a Igreja, “una e em comunhão com todos”, promovendo sempre o respeito nas diversidades; deste modo, seremos todos autênticos promotores de comunhão quer na família, quer na paróquia, ou no grupo. Só assim construímos o mundo que o Sagrado Coração de Jesus tanto deseja. Veja-se que outra coisa não é o que chamamos de “VIVER EM APOSTOLADO DA ORAÇÃO”, referiu o Padre Morujão.
Após um curto intervalo, a manhã foi preenchida ainda por outra intervenção complementar seguindo-se depois a Eucaristia por todos os associados da nossa Diocese. Após o almoço, foram retomados os trabalhos preenchidos com tempo de diálogo e informações, até às 16 horas agradecendo-se a presença e a participação de todos e encerrando, como previsto no programa antecipadamente enviado aos cerca de 75 centros ainda existentes na Diocese.

G.I./J.B.: Ir. Maria Madalena Frade da Costa, Presidente