O artista José Santos tem patente, no Museu da Misericórdia de Viseu, uma exposição intitulada ‘Senhor e Deus’ que contempla cenas da Paixão de Cristo e que culminam na Ressurreição, em formato de fotografia de peças de arte sacra.
Na sessão de abertura, que aconteceu na tarde de 10 de março, o diretor do Museu, Henrique Almeida, sustentou que “muitos visitantes procuram o Museu nesta época do ano [Quaresma], motivados pela procura de compreensão da iconografia inspirada nos relatos bíblicos”. Já o Cónego António Jorge, reitor do Seminário de Viseu, teceu considerações sobre a temática e as mais recentes mensagens do Papa Francisco, em especial a Carta do Vaticano ‘Placuit Deo’ (Aprouve a Deus). Nesse prisma, reafirmou que “a salvação integral é o destino final ao qual Deus chama todos os homens” e não dispensa “o cuidado pela humanidade sofredora”, através das obras de misericórdia, quer as corporais quer as espirituais.
Entre as várias obras expostas realce para o incunábulo ‘Vita Christi’ e para um crucifixo feito de estilhaços de granada de canhão, construída pelo Padre Manuel Barranha em plena Guerra Colonial (1972). A exposição poderá ser visitada até 30 de abril.
G.I./J.B.:PBA