II encontro de Formação das estruturas de coordenação das Emergências contou ainda com a apresentação dos planos para 2020.
A Cáritas Portuguesa promoveu, em Fátima, o II encontro de formação das estruturas de coordenação das Emergências para apresentação dos planos diocesanos para 2020 e entrega de materiais relacionados com as emergências aos responsáveis que participaram na iniciativa.
“No primeiro momento, cada Cáritas presente apresentou o percurso trilhado até ao momento neste âmbito e projetou o próximo ano, salientando-se a preocupação com uma crescente estruturação das equipas diocesanas a este nível, bem como com a necessidade de formação em várias áreas de intervenção fundamentais, como sejam: logística, gestão, encaminhamento e comunicação”, pode ler-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Ainda no encontro foi possível perceber “diferentes ritmos” das Cáritas diocesanas mas todas com a “vontade de uma crescente organização para responder de forma mais eficiente e mais eficaz” e foram ainda entregues materiais referentes a situações de emergência.
“Foram entregues aos representantes das Cáritas presentes alguns materiais que se revestem de grande importância no âmbito desta área da Cáritas: o Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes da Cáritas (PIREC), em versão impressa; o colete de Emergências Cáritas; e um dossier de formação de Emergências Cáritas”, pode ler-se.
Do encontro sai a necessidade de “trilhar caminhos conjuntos” numa “questão que não pode estar sujeita a improvisos” e o desafio de “estruturar um plano conjunto para 2020, a ser assumido por todos”.
G.I./Ecclesia:SN