Padre Rossano Sala, consultor da secretaria-geral do Sínodo dos Bispos, vai orientar reflexão.

Os secretariados nacionais da Pastoral Juvenil, Vocacional e do Ensino Superior, da Igreja Católica em Portugal, vão promover um encontro de formação para os agentes destas áreas, com o sacerdote italiano Rossano Sala, entre hoje e sexta-feira, em Fátima.

“A pastoral juvenil necessita de formação para perceber que rumos, estratégias e metodologias a aplicar nas dioceses, movimentos e congregações. Neste sentido, a formação é para proporcionar um caminho sinodal para todos os que trabalham mais diretamente com a juventude em Portugal”, disse o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Filipe Diniz realçou que a formação é muito importante para “consolidar e estruturar um pensamento comum” nesta dimensão da pastoral na Igreja.

O Encontro Nacional de Formação surge na sequência do Sínodo dos Bispos 2018, que teve como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento’, e o coordenador do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) assinala que “os acontecimentos na Igreja não podem ser desmembrados” e com o “conhecimento e experiência” do formador vai ajudar “a formar todos aqueles que trabalham” nestes setores da pastoral.

“Neste Sínodo, tivemos a oportunidade de conhecer, mais a fundo, a realidade dos jovens, a sua cultura, os seus contextos vivenciais, o que os preocupa, que sonhos guardam e o que os move, na sociedade atual. Tivemos também a oportunidade de pedir aos jovens que ajudem a identificar, na linguagem que lhes é própria, as modalidades mais eficientes para anunciar Cristo”, contextualizou o padre Eduardo Duque.

‘Acompanhar os Jovens, hoje: Uma proposta formativa a partir do Sínodo’ é o tema da formação que vai ser orientada padre Rossano Sala, professor de Pastoral Juvenil na Universidade Pontifícia Salesiana e consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, entre 23 e 27 de setembro, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima.

A partir do tema proposto, o padre Filipe Diniz explica que alguns temas do programa vão ajudar a “perceber que tipo de acompanhamento” querem para os jovens.

“Primeiro a compreender a juventude de hoje, segundo perceber que acompanhamento que lhes damos, terceiro discernir a sua vocação, e quarto perceber o perfil do acompanhador do jovem como o testemunho vivo de Jesus Cristo. Compreendendo os jovens, onde e como os queremos colocar a pensar e a trabalhar nesta missão da Igreja”, desenvolveu o diretor do DNPJ.

O encontro nacional de formação vai mobilizar e congregar agentes da Pastoral Juvenil, da Pastoral Vocacional e da Pastoral do Ensino Superior e para o padre Eduardo Duque, independentemente da área em que trabalham, é importante que “contribuam positivamente para o crescimento dos jovens, de forma a acompanhá-los na criação de um futuro com mais esperança”.

“A Pastoral não pode ser feita de forma desmembrada, descontínua, essa é a dificuldade da racionalidade moderna que, à medida que avança a sua lógica de diferenciação, diversifica-se internamente em esferas de valor, subsistemas, dimensões simbólicas, que não são necessariamente congruentes entre si, o que leva a que os jovens, pela fase da vida própria em que se encontram, sintam, muitas vezes, a falta de uma visão mais integrada da vida”, assinalou o coordenador do SNPES.

Por sua vez, o padre Filipe Diniz observa que desde o início da preparação do sínodo que as três áreas na Igreja portuguesa “têm vindo a caminhar em conjunto” e encontro foi preparado pelos secretariados nacionais da pastoral juvenil, universitária e vocações.

“Queremos pensar e discernir juntos para nos levar mais longe no entendimento e na perceção da juventude que temos dentro e fora da Igreja Portuguesa. A presença de Rossano Sala será uma grande ajuda para compreender as estratégias e modelos do Sínodo e que propostas queremos para apresentar à juventude portuguesa”, salientou.

A 2 de abril, o Vaticano publicou a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive‘, um documento que dá continuidade à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica, antecedido por um inquérito global que envolveu milhares de pessoas, crentes e não-crentes e um pré-sínodo.

G.I./Ecclesia:CB