O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração eucarística no Santuário de Fátima que fez parte do programa do tradicional Passeio Sénior, organizado pela Câmara Municipal de Viseu.

O encontro anual juntou cerca de três mil seniores do concelho, que no sábado de manhã, 14 de setembro, rumaram a Fátima para um convívio constituído por momentos de fé, de partilha e de animação.

Na Eucaristia celebrada na Basílica da Santíssima Trindade disse o Bispo da Diocese dirigindo-se aos seniores do concelho: “caríssimos irmãos e irmãs, particularmente os peregrinos que vêm do concelho de Viseu, acompanhados pelo Senhor Presidente da Câmara de Viseu e com os seus vereadores e funcionários acompanham estes três mil homens e mulheres amadurecidos pela vida, trabalho, cansaço e até doença, hoje aqui neste lugar diante de Jesus o Crucificado e aos pés de Maria a Virgem Nossa Senhora de Fátima, vêm pedir mais fé, alegria saúde e paz e agradecer também através dos pastorinhos a graça desta peregrinação e deste passeio convívio, assim como todos os dons e graças que Deus lhe tem concedido através de Nossa Senhora de Fátima”. E apresentando os exemplos dos pastorinhos de Fátima, continuou: “na escola de Maria, São Francisco e Santa Jacinta Marto e a sua prima Serva de Deus Lúcia de Jesus, aprenderam o valor, o sentido redentor do valor do sofrimento e souberam oferecer as suas dores e tribulações por todos com muito amor, gratidão e generosidade. De tudo ofereciam sacrifícios a Deus… até da merenda que partilhavam com os pobres… ou da corda que atavam à cintura. É admirável o seu testemunho de fé e de amor diante das dores, das provações e dos sofrimentos. Por isso diziam: ‘Ó Jesus é por vosso amor e pela conversão dos pecadores, pelo Santo Padre e em reparação por todos os pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria’. Eles sofriam com paciência e ofereciam as suas orações pela paz no mundo, nas famílias, no coração de cada um de nós”.

Seguiu-se um almoço-convívio nas imediações do Santuário de Fátima.

G.I./J.B.:EA