Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

As duas primeiras sessões da Semana Bíblica, em curso no Seminário Maior, foram orientadas por Isabel Varanda, Professora na Faculdade de Teologia de Braga, proporcionando aos participantes a descoberta da beleza da criação.
No centro da sua análise do texto bíblico, Isabel colocou a “hominização” do ser humano, integrado no conjunto da criação, embora sendo o último a ser criado, “no mesmo dia” em que foram criados os restantes animais e o único a receber o “sopro” de vida.
Isabel Varanda explicou que o facto de o ser humano ser o último a ser criado mostra que é “o mais necessitado: tudo lhe fazia falta”, para a sua hominização.
Também mostrou que a criação de Eva, a partir de Adão, para que não se sentisse só, fazia do casal humano dois “seres iguais em dignidade”. E toda a criação existia em harmonia. Só o pecado rompeu essa harmonia, fazendo com que o par humano ficasse a sentir-se só, porque deixou de ter partilha de vida. E a solidão é sinónimo de morte.
Também o significado teológico da nudez e da desobediência foi explicado de forma bela, realçando que nem hoje se encontra um texto tão belo sobre a hominização do ser humano, como este, escrito há cerca de uma dezena de milhares de anos.
A relação do ser humano com Deus, seu Criador e Senhor, não se rompeu (Adão responde), mas ficou viciada, ao deixar-se seduzir pela “serpente”. A salvação trazida por Jesus permitiu “recriar” o ser humano, proporcionando-lhe um “novo começo”, nesta permanente tensão entre o animal que somos e a humanização que vamos construindo, mesmo quando consentimos que o mal continue a “alimentar a serpente”. Deus restabelece a confiança no ser humano: com a missão do Seu Filho Jesus, oferece a Graça, que vence a (Des)graça.
A Semana Bíblica prossegue hoje e amanhã, com a orientação do Padre António Magalhães, biblista que irá apresentar o livro do Apocalipse.
G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: