Somos todos convidados. “BATIZADOS E ENVIADOS: A IGREJA DE CRISTO EM MISSÃO NO MUNDO”.

No caminho percorrido no Ano Missionário 2018/2019, onde permanentemente fomos chamados a ser “Todos e Tudo Sempre em Missão”, iniciamos o mês de Outubro de 2019 como Mês Missionário tão desejado e pedido pelo Papa Francisco. Vamos vivê-lo agora como desafio pastoral e de fé em duas frentes.

1. O Mês Missionário inicia com o exemplo de santidade de uma simples e humilde Carmelita de Lisieux em França, Santa Teresinha do Menino Jesus.

Completados apenas 23 anos de vida, morre em grau heroico de virtudes, totalmente abandonada nas mãos de Jesus, identificando-se com Ele no caminho da cruz, totalmente entregue a Deus ofereceu a sua vida pela salvação das almas, desejando ser missionária “desde a criação até à consumação dos séculos”. Imitando as virtudes da Padroeira das Missões vivamos como ela o autêntico caminho da “Infância Espiritual”, sejamos missionários em cada dia, conscientes de que “Evangelizar é anunciar o Evangelho. Esta é a primeira missão da Igreja. A Igreja existe para evangelizar; esta é a sua missão” (cf.EN 14). Aproveitemos este Mês Missionário e façamos das atividades pastorais que vamos viver ao longo deste mês e que são tantas um verdadeiro desafio missionário. No próximo sábado dia 5 de outubro temos a Abertura Solene do Ano Pastoral na nossa Diocese. Façamos deste dia com a nossa participação um grande dia de Missão em Igreja Diocesana. Vamos viver este Ano fazendo do Sacramento do Batismo, um Caminho de Santidade para todos. Preparemos com seriedade o Dia Mundial das Missões este ano também para nós com um duplo significado: Peregrinação a Fátima na celebração dos 175 anos do Apostolado da Oração e no encerramento do Ano Missionário em Portugal.

1. Um outro motivo da missão é vivermos com alegria, esperança e fé este Mês do Rosário. Através da oração e particularmente da oração do terço, respondendo ao pedido de Nossa Senhora do Rosário, rezarmos pela Missão da Igreja, para que esta se renove e cresça, pela santificação das famílias, pela paz no mundo, pelos governantes, pelo equilíbrio da ecologia e respeito pela natureza de cada um e de todos.

Como Maria aprendamos sempre mais e melhor a seguir Jesus na Sua Missão, imitemos as virtudes Daquela que pela oração do Rosário oferece ao mundo uma lufada de ar fresco para a renovação da nossa vida e das nossas comunidades.

+ António Luciano. Bispo de Viseu

G.I.