Na manhã de segunda-feira, houve recolecção para o clero, tendo sido orientada pelo Padre António Henrique de Sousa, estando também presente D. António Luciano.
A reflexão foi dedicada ao Baptismo, na perspectiva do Evangelista S. Mateus, que nos acompanhará ao longo deste novo Ano Litúrgico.
Começando por apresentar Jesus como Messias e as obras com que Ele mostrava sê-lo, vincou depois a sua condição de Palavra Incarnada, que é eficaz.
Apesar disso, o Filho do Homem é rejeitado, “mesmo sendo Rei e Senhor de tudo e de todos”- lembrou.
O orientador da recolecção abordou ainda a relação do crente com a Santíssima Trindade, por força do Baptismo, caminho de santidade e raiz da missão que cabe a cada crente, que faz dele discípulo missionário. Recordou que, no entanto, o discípulo missionário deve ensinar, permanecendo discípulo, pois “só Jesus é o Mestre”.
Depois da alocução, houve tempo de oração diante do Santíssimo exposto, proporcionando-se também a todos a oportunidade de celebração do sacramento da Reconciliação.
A manhã terminou com o almoço servido no refeitório do Seminário a quem se inscreveu para esse momento, tendo D. António apresentado os novos párocos que substituíram os Padres António Carlos (em Parada de Gonta, S. Miguel do Outeiro e Sabugosa), que assumiu outras funções e José de Seixas Néry e Manuel Barranha (Lajeosa do Dão e Silgueiros), que deixaram de paroquiar.
Saudando-os e agradecendo a sua disponibilidade para servirem na diocese de Viseu, solicitou aos presentes um bom acolhimento dos mesmos, desejando para eles uma fácil adaptação à nova realidade que vieram encontrar, nesta Europa.

No próximo sábado, os diáconos permanentes e os quatro novos candidatos ao diaconado permanente, tal como suas esposas, terão também uma manhã de reflexão espiritual, ajudando a viver com maior proveito o Advento e Natal.

G.I.