Este sábado, os diáconos permanentes e os candidatos a esse ministério estiveram em recolecção, juntamente com suas esposas, reflectindo sobre a espiritualidade do diácono.

Orientou a recolecção o Cónego António Jorge, responsável pelo acompanhamento e formação espiritual dos diáconos permanentes, depois de ter sido rezada a Hora Intermédia, a que presidiu D. António Luciano, que aproveitou também para desejar a todos “um Natal de muito amor e um Feliz Ano Novo”.

Lembrou que, como escreveu no postal de Boas Festas, “Deus encontrou-se com a humanidade na proximidade de Jesus, quando Ele quis nascer no seio da família de Nazaré”.

Seguindo o Directório do ministério e da vida dos diáconos permanentes, o Cónego António Jorge fez uma síntese do modo como o diácono deve ser “sinal vivo de Cristo Servo no contexto da sociedade actual, com as aspirações e os problemas de cada geração”, tendo como “alicerce a vocação universal à santidade, que tem como fonte o Baptismo, encontrando no sacramento da Ordem “o ânimo para a oferta de si mesmo, em espírito de serviço, em obediência ao Bispo e na comunhão com os presbíteros, na disponibilidade para com o povo de Deus”.

O serviço concretiza-se de forma relacional, com tripla referência – a Cristo, à Igreja e à salvação do homem em Cristo.

Os meios de vida espiritual à disposição do diácono, para além do ministério do serviço de proclamação da Palavra e da celebração da liturgia, são as obras de caridade, enquanto “alma da comunhão eclesial”, a vida de oração e o amor à Santíssima Virgem. A direcção espiritual, feita de forma regular, ajuda também a um “melhor conhecimento de nós mesmos”, para progredir no fiel seguimento de Cristo.

Na celebração da Eucaristia, que precedeu o almoço, servido no refeitório do Seminário, juntaram-se também os seminaristas, tendo sido feita uma reflexão sobre o rito da admissão às ordens sagradas, que irá ser celebrado com dois desses seminaristas e quatro candidatos ao diaconado permanente, este Domingo na Catedral às 11:00 horas. Esta celebração será presidida por D. António Luciano e integrada na celebração solene da Imaculada Conceição.

Como lembrou o Cónego António Jorge, será “um passo significativo, embora não definitivo; definitiva será a ordenação, que acontecerá oportunamente. Este Domingo, o Bispo pergunta-lhes: – Quereis, em resposta ao chamamento do Senhor, completar a vossa preparação e tornar-vos aptos para o ministério na Igreja, que a seu tempo recebereis mediante a sagrada Ordem?

E depois de ouvir a resposta afirmativa dos aspirantes, conclui que “é com alegria que a Igreja recebe o vosso propósito. Queira Deus consumar o bem que em vós começou”.

G.I.