É com alegria que no próximo domingo, segundo do Advento, por ocorrer o dia 8 de dezembro, vamos celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.

Este é um privilégio que deve ajudar a Igreja portuguesa a fazer a experiência do Advento contemplando Maria, a Virgem fiel ornada de todas as virtudes, de todas as graças, resplandecente de santidade. Devemos ter alegria por ser um povo que tem Mãe. A Mãe de Jesus, é também nossa Mãe, é a Padroeira e Rainha de Portugal. A ela confiaram este povo e estas terras como “Terra de Santa Maria”, os nossos mais ilustres reis e varões. Que nome belo e cheio de perfume de rosas. Assim se entende que o povo português lhe tenha uma devoção especial. Em Portugal reza-se e cantam-se as glórias de Maria. Por isso, Ela pediu em Fátima ao dizer que era a Senhora do Rosário: “Rezem o terço todos os dias”. Na oração mariana nós oferecemos rosas à Mãe de Jesus, Àquela que no Calvário nos foi dada por Mãe. Na verdade Maria é Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, é Mãe de todo o povo de Deus, é a Padroeira de Portugal. Que Ela vele sempre por todos nós, neste vale de lágrimas. Por isso à Sua proteção nos entregamos e confiamos a nossa Diocese de Viseu, as nossas famílias, as nossas crianças, os nossos jovens, cada um de nós. Na plenitude dos tempos, de Maria Imaculada, nasceu o Salvador do mundo, Jesus Cristo. Através do sim de Maria e do mistério da Encarnação do Verbo, surgiu a vida nova esperada desde os tempos antigos. Essa vida tem um nome e uma história, chama-se Jesus Cristo. Nos planos divinos e depois da desobediência do primeiro homem, Maria foi escolhida por Deus, como a mulher eleita, isenta de todo o pecado que com generosidade respondeu sim a Deus. O Advento é o tempo messiânico da promessa cumprida por Deus a toda a humanidade. A escolha de Maria para ser a mãe de Jesus é o grande sinal do profundo amor e generosidade que Deus tem pelo seu povo. É sinal da grande Bem-Aventurança: “Feliz és tu porque acreditastes, em tudo o que te foi dito da parte do Senhor”. Maria disponibiliza o seu coração com o seu “Sim” para a grande oferta que Deus quer oferecer hoje à humanidade. Uma Igreja que quer rever-se em Maria no presente e no futuro à procura dos homens a quem quer levar alegria da salvação. No sermão da montanha Jesus proclamou “Bem- Aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”, Também nós queremos ver Jesus neste Advento, pedindo-lhe que venha e nos ajude a construir no nosso coração, nas famílias, nos ambientes das crianças e dos jovens o verdadeiro presépio de que fala o Papa Francisco, para que seja em nós sinal do amor novo, cheio de beleza e graça, que Jesus trouxe ao mundo na noite Santíssima de Natal. Confio à proteção da Virgem Imaculada os dois Seminaristas do nosso Seminário Interdiocesano de São José e os candidatos ao Diaconado Permanente da nossa Diocese, que na Liturgia Solene do dia 8 de dezembro, vão na Catedral, Igreja Mãe da Diocese serem admitidos às Ordens Sacras. Rezemos por eles e pelas suas intenções e peçamos à Virgem Santa Maria, a Imaculada o despertar de novas vocações na nossa Diocese.

† António Luciano, Bispo de Viseu

G.I./J.B.