Na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, hoje, na Catedral, às 11:00 horas, foram admitidos às Ordens Sacras dois seminaristas que integram o Seminário Maior e três candidatos ao diaconado permanente.
Depois da homilia de D. António Luciano, os aspirantes às Ordens Sacras foram chamados pelo seu nome e cada um respondeu Presente, ao chamamento.
D. António acolheu-os, afirmando que “os pastores e mestres encarregados da vossa formação e todos quantos declaram conhecer-vos, deram bom testemunho de vós, e nós confiamos plenamente nesse testemunho”.
Questionando-os se “quereis, em resposta ao chamamento do Senhor, completar a vossa preparação e tornar-vos aptos para o ministério na Igreja, que a seu tempo recebereis mediante a sagrada Ordem”, todos responderam, em uníssono, “sim, quero”.
Dois são seminaristas, os mais jovens, seguem o caminho de discernimento vocacional, com vista ao sacerdócio. Os restantes três são casados e estão a preparar-se para o ministério de diáconos permanentes, juntando-se aos dez que já exercem esse ministério na nossa diocese, desde há sete anos, numa primeira experiência do Diaconado Permanente, que o Concílio Vaticano II restaurou, há mais de cinquenta anos.
G.I.