Cerimónia de admissão decorreu na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição.

A celebração da Solenidade da Imaculada da Conceição, presidida pelo Bispo da Diocese, D. António Luciano, na Sé de Viseu, no passado domingo, 8 de dezembro, foi marcada este ano pelo rito de admissão de dois Seminaristas [à esquerda na imagem] e três candidatos a Diáconos Permanentes [à direita na imagem] às Ordens Sacras. Francisco Tomás da Cruz Saraiva, de 22 anos, natural de Boaldeia, Viseu, e Eduardo José Henriques Abrantes, de 21 anos, natural de Cunha Baixa, Mangualde, frequentam o 4º ano do curso de Teologia. Depois de mais este passo na Catedral de Viseu, seguem-se dois anos para acabar o curso de seis, no Seminário Interdiocesano em Braga. No seu percurso de formação, após terminarem o curso irão integrar o estágio pastoral em Paróquias da Diocese de Viseu e, depois serão ordenados diáconos. A sua ordenação sacerdotal (de Padre) deverá acontecer passado pelo menos meio ano de diaconado. “Espero que Maria Imaculada encontre sempre resposta para os vossos enigmas”, desejou D. António Luciano aos dois jovens que se apresentaram no domingo disponíveis para um percurso de fé e de serviço à comunidade cristã, seguindo o caminho de “discernimento vocacional”. Depois da homilia de D. António Luciano, os aspirantes às Ordens Sacras foram chamados pelo seu nome e cada um respondeu “presente”, ao chamamento: “Os pastores e mestres encarregados da vossa formação e todos quantos declaram conhecer-vos, deram bom testemunho de vós, e nós confiamos plenamente nesse testemunho”, adiantou o Bispo da Diocese, questionando-os: “quereis, em resposta ao chamamento do Senhor, completar a vossa preparação e tornar-vos aptos para o ministério na Igreja, que a seu tempo recebereis mediante a sagrada Ordem?”. Todos responderam, em uníssono: “sim, quero”. Tal como os seminaristas, também os três futuros Diáconos Permanentes da Diocese de Viseu estão a preparar-se para o seu ministério, juntando-se aos outros 10 que já exercem na Diocese, nos últimos sete anos. Fernando Ferreira Almeida, de 57 anos, Técnico de Climatização, a viver em Rio de Loba, Viseu; Sérgio Henrique Meleiro Amorim, de 44 anos, Auditor Técnico, residente no Viso, Viseu; e Joaquim Alberto Neves Coimbra, de 58 anos, Instrutor de Condução Automóvel, de Dardavaz, concelho de Tondela, passarão a integrar a experiência de Diáconos Permanentes, um ministério dentro da Igreja Católica, habitualmente exercido por homens casados e que o Concílio Vaticano II restaurou, há mais de cinquenta anos. Para D. António Luciano estes “três homens adultos, casados, pais de filhos, homens da Igreja, admitidos para Diáconos Permanentes são um sinal de esperança, conduzindo a um mundo novo”. “Sois sinais de esperança para a nossa Igreja Diocesana”, reforçou o responsável pelo Diocese de Viseu. Sobre a celebração do Dia da Imaculada Conceição, D. António Luciano lembrou que “a festa da Imaculada da Conceição conduz cada um de nós rumo à história que construímos e a uma Igreja que não deixa de ser de Jesus Cristo, mas que nos traz novas exigências”. Ao celebrar-se o segundo domingo do Advento, o Bispo pediu para que se acendesse a vela no presépio com a lembrança de que “a luz significa vida nova”, ao mesmo tempo que desafiou uma Catedral repleta de participantes na Eucaristia a refletirem sobre o perfil “modelo” da Padroeira de Portugal: “ Há em Maria uma simplicidade e uma humildade, para que a palavra de Deus venha em vosso auxílio. […] Esta festa é para nós sempre um motivo de esperança”.

G.I./J.B.:EA