Realizou-se no passado sábado, como habitualmente, na escadaria da Igreja dos Terceiros, o lançamento da Campanha “10 Milhões de Estrelas”.
Com esta atividade, a Cáritas Diocesana pretendeu convidar todas as famílias da nossa diocese a terem acesa, na noite de Consoada, a vela da Paz, símbolo da ajuda que pretende prestar às famílias apoiadas pela instituição e também às vítimas do ciclone Idai, que atingiu algumas Províncias de Moçambique, provocando tantas mortes e elevados prejuízos neste país irmão. A meio da tarde de sábado, colaboradores da Cáritas Diocesana começaram a colocar as velas na escadaria da igreja dos Terceiros e a preparar a Tenda da Paz onde proporcionava a aquisição das velas, oferecendo cantares de Natal e momentos de convívio.
Às 17H00, houve Eucaristia, no interior da igreja, presidida pelo nosso Bispo, D. António Luciano, concelebrando Frei Francesco Ervas, da Ordem Terceira de S. Francisco. O Grupo Coral de Abraveses animou a celebração litúrgica. Terminada a celebração, D. António Luciano acendeu o Círio da Paz e fez a sua entrega aos responsáveis da Cáritas, que em procissão o conduziram até à escadaria, onde as entidades presentes, colaboradores, direção e amigos da Cáritas, procederam ao acendimento de todas as velas gerando, na noite fria e chuvosa, a luminosa palavra BATISMO, centro do lema pastoral da nossa diocese para o presente ano litúrgico, iniciado no primeiro Domingo do Advento.
Na Tenda, concretizou-se o programa Vamos Cantar Natal, onde a Tuna do Centro Cultural e Social de Orgens, acompanhados do vice-presidente, Celestino Martins, interpretou belos cânticos de Natal. Na mesma linha, a Dr.ª Margarida Santos, grande amiga da Cáritas, acompanhada pela filha Mafalda, interpretaram, em dueto, canções de Natal, enquadradas no momento festivo. A noite terminou com um chá que ajudou a aquecer uma noite fria na temperatura, mas muito quente no calor humano e espiritual com que se respirou entre todos os presentes, a quem a Cáritas agradeceu a presença, com o típico “bem-hajam” beirão.
G.I./J.B.