O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu na manhã de terça-feira, 17 de dezembro, à celebração da Eucaristia que marcou o encerramento das comemorações dos 100 anos da chegada da GNR ao distrito de Viseu.

No início da celebração D. António Luciano pediu aos militares da GNR presentes que se faça festa num “tempo de esperança” do Advento que estamos a viver, porque celebrar um centenário é em resumo celebrar a vida. “Alegrai-vos, fazei festa. Celebrar o centenário é celebrar muitas horas de trabalho, muita esperança, muitas situações dramáticas, mas é celebrar em particular a vida”, adiantou o Bispo. Perante uma Catedral composta de militares do corpo ativo da GNR de Viseu, mas também antigos elementos e familiares, D. António Luciano lembrou “todos os que serviram o comando e já partiram” e deixou um apelo para que continuem a “guardar todo o povo”. Ao dar os parabéns pelos 100 anos de presença no distrito, o Bispo da Diocese destacou o trabalho efetuado ao longo do ano e a sua disponibilidade em tempo de Natal, para que as famílias estejam em segurança. As comemorações do centenário do Comando Territorial de Viseu da GNR decorreram ao longo do ano com iniciativas religiosas e civis, exposições, concertos, cerimónias oficiais e outros eventos, por todo o distrito. A última atividade decorreu em Nelas, no passado sábado, 14 de dezembro com a recriação histórica de uma visita de um contingente a Canas de Senhorim. Até dia 30 de dezembro, vai estar patente na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, a exposição ‘A GNR no Distrito de Viseu’, onde é retratada a evolução da GNR e recriado um Posto Territorial com elementos da época.
G.I./J.B.:EA