D. António Luciano acabou de tornar público o decreto de nomeação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, que publicamos:
DECRETO
Nomeação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis
Contemplando a Deus Criador e Senhor, encontrando em Jesus, o Bom Samaritano, o modelo de cuidador e protetor dos menores e adultos vulneráveis, desejamos assegurar que sejam cuidados com dignidade e respeito os que afirmam terem sido ofendidos, bem como as suas famílias.
Por isso achamos por bem dar cumprimento às orientações da Carta Apostólica sob a forma de motu próprio “Vós sois a Luz do Mundo”, do Papa Francisco, para assegurar a proteção dos Menores e Adultos vulneráveis, vítimas de abusos sexuais ou maus tratos na Igreja.
Dando cumprimento às orientações da Santa Sé e assumidas pela Conferência Episcopal Portuguesa, decidimos criar, na Diocese de Viseu, a referida Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis para exercer esta missão com verdade, rigor e transparência.
Havemos por bem nomear a seguinte Comissão e conferir-lhe a missão de exercer o múnus que lhe é pedido, dando também conhecimento público ao Povo de Deus da Diocese da sua existência:
- Sérgio Miguel Tavares de Pinho, Sacerdote – Canonista
- Patrícia Helena Duarte Bichirão Miranda das Neves Pinto Barroso, Juiz de Direito
- Luís Manuel Coimbra Pereira, Advogado
- Alzira Maria Venâncio Ferrão Silveira, Médica Pediatra
- Cátia Vanessa Ribeiro de Almeida, Médica Pedopsiquiatra
- Tatiana Louro da Bela, Psicóloga Clínica
- Olivério de Paiva Ribeiro, Professor da Escola Superior de Saúde
- Marta Sofia Marques Leitão, Técnica de Serviço Social
A presente nomeação, não havendo nada em contrário, terá a duração de 3 (três) anos.
Dado em Viseu a 13 de fevereiro de 2020
† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu