Observatório Pastoral

“Os apóstolos reuniram-se junto de Jesus e anunciaram-lhe tudo quanto tinham feito e ensinado. E Ele disse-lhes: «Vinde a sós para um lugar deserto e descansai um pouco». De facto, eram tantos os que chegavam e partiam que eles nem tinham tempo para comer. Partiram, então, a sós no barco, para um lugar deserto” (Mc 6,30-32).

As férias não são uma «página em branco» a preencher com um frenesim semelhante ao do resto do ano, mas também não são um tempo de inércia vazia, identificando-se com a preguiça!

Estando na primeira página da Bíblia, o próprio Deus, depois de ter trabalhado durante seis dias, a realizar aquela grandiosa obra de arquitetura que é o Universo, e que podemos contemplar na natureza, pôs-Se a descansar (cf. Gen 2,1-4). “Embarquemos” com Jesus e os apóstolos num descanso (contempl)ATIVO!

Após mais um ano exigente e intenso – muito por causa da pandemia que vivemos – a oportunidade de umas férias é também chamamento de Jesus; não para não fazer nada, mas para O poder ter, no encontro amigo, como Luz/Sol nascente, como Água viva, como Brisa suave, como Pastor, como Refúgio… Assim, o nosso repouso, bem longe de ser ócio, é a paragem necessária dos cansaços diários para nos darmos a ocasião de ir às raízes do nosso ser (em Cristo), contemplando na “bondade e na beleza da Criação e do Homem os vestígios do Criador”.

Para este descanso, em férias, ajuda-nos muito a escolha dos livros que queremos le(va)r à sombra do guarda-sol ou de uma árvore! Frequentemente opta-se por uma literatura que não exija muito do leitor e cuja leitura vá evoluindo num sucessivo virar de páginas, numa espécie de evasão!

Alguma vez ousaste levar uma biblioteca inteira para as férias? Seguindo o apelo do Papa Emérito, Bento XVI, em 2011, proponho-te que descubras alguns livros da Bíblia (uma pequena biblioteca).

Sabias que alguns desses “livrinhos” são muito breves? Vejamos alguns do Antigo Testamento: o Livro de Tobias (texto que contém um belíssimo e apurado sentido da família e do matrimónio); ou o Livro de Ester, em que a Rainha hebreia, com fé e oração, salva o seu povo do extermínio; ou o Livro de Rute, uma mulher estrangeira que conhece a Deus e experimenta a Sua providência… estes pequenos livros, bem como a maioria das Cartas do Novo Testamento, muito mais conhecido relativamente ao Antigo, podem ser lidos/as num arco de uma ou duas horas!

Há outros livros do Antigo e do Novo Testamento que são mais exigentes na sua leitura! E que tal descobrir a beleza de ler o Evangelho de São Marcos todo seguido? Ou o Livro dos Atos dos Apóstolos?

A leitura de alguns destes livros servirá para passares um bom bocado e uma oportunidade para enriqueceres o teu conhecimento cultural, alimentares o teu espírito e te colocares em diálogo com Deus Criador. Ao mesmo tempo que descansas, dás centralidade à Palavra e capacitas-te para A viver e transmitir melhor.

O Evangelho não vai de férias; vai, sim, contigo nas férias, para que o teu descanso seja revitalizador das forças e verdadeira fonte de paz.

P.e António Henrique
CategoryDiocese, Pastoral