A Ir. Rosa Silva, da Congregação da Divina Providência e da Sagrada Família, faleceu neste passado domingo 01 de agosto de 2021. Teve a sua celebração exequial no Lar da Congregação a que pertencia, em Atiães-Vila Verde (Braga). onde as suas irmãs lhes prestaram cuidados nestes últimos anos de vida, e foi sepultada nesta passada segunda-feira no cemitério daquela paróquia. Iria fazer nesta quinta-feira 5 de agosto, os seus 91 anos de existência, 49 dos quais ao serviço do nosso Seminário diocesano.

Passou a maior parte do seu tempo de consagrada no serviço do Seminário a cuidar da roupa dos seminaristas e formadores, na lavandaria. Pode dizer-se, parafraseando aquela entrevista de um jornalista a um varredor junto a uma catedral em construção ─ «o que fazes aqui?», ao que se ouve como resposta «contruo uma catedral» ─ que, também, a Ir. Rosa formou muitos futuros presbíteros da nossa diocese de Viseu. A ela e a todas as Irmãs da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família, a família presbiteral da nossa diocese está muito grata, pelo serviço escondido e humilde que durante meio século foi realizado nos nossos seminários diocesanos.

CategoryDiocese