As férias dentro de si mesmo e em família são um tempo para parar e descansar. Neste período de pandemia, de atividades exigentes na família, na Igreja, na pastoral, no trabalho, na escola, na catequese, na universidade, na fábrica, no campo, no restaurante, no hospital, na empresa, na repartição pública ou no hipermercado, quem não sente necessidade de uns dias de férias apesar do cumprimento das regras sanitárias. Jesus um dia disse aos seus discípulos: “Vinde ver” (Jo 1,39), e descansai um pouco. O tempo de férias é um tempo privilegiado para descansar, encontrar, retemperar energias, ler, meditar, rezar, estar com os familiares, amigos e fazer outras atividades. A revista Mensageiro 2021 diz: “Reparar: Verbo em três tons de parar, ver e cuidar”. O tempo de descanso merecido depois de um ano de trabalho e preocupações, é uma verdadeira bênção de Deus.

No dia 30 de junho de 2021, o Papa Francisco disse: “Ao iniciarmos este período de descanso e de férias, olhemos para a nossa vida e vejamos nela os sinais da presença de Deus que nunca deixa de nos guiar. Bom verão a todos e que Deus vos abençoe!”.

Desejo aos que puderem ter este dom, umas boas férias e que retemperem as suas energias. Em tempo de férias, Deus não fica de férias, mas quer tornar-se muito presente na nossa vida, na dos nossos familiares e amigos.

É um tempo de encontro com Deus, com a Igreja, com os outros, com a natureza e connosco mesmo.

Deixo-vos na presença de Jesus, Maria e José, para descansar um pouco. No dia 29 celebramos a festa dos Santos Marta, Maria e Lázaro. Três irmãos, que nos falam de palavras que devemos partilhar e viver de modo solidário ao serviço do próximo: hospitalidade / diálogo; oração / contemplação; acolhimento / partilha.

No dia 31 celebramos Santo Inácio de Loiola, um jovem cavaleiro, que durante o período de doença, e convalescença ao recuperar a saúde, encontrou Jesus na sua vida. São dele estas expressões: “Em tudo amar e servir Jesus”. No período de férias procura também tu: “Buscar e encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus” (Santo Inácio).

Desejo a todos um tempo de descanso e de férias para retemperar energias e aproveitar as oportunidades.

† António Luciano,
Bispo de Viseu