Observatório Pastoral

Do «façam barulho», pronunciado na sua primeira Jornada Mundial da Juventude, à exortação para sujar as mãos, são algumas expressões, sob a forma de imperativo feliz, dirigidas aos jovens e pronunciadas exclusivamente de improviso, como Francisco gosta de fazer quando responde a perguntas, deixando de lado o texto escrito preparado para a ocasião. Propomos uma recolha de dez frases:

1 – Espero que façam barulho

«Espero que façam barulho. Mas eu quero que se façam ouvir nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos».

2 – Não olhem a vida da varanda

«Por favor, não deixem para outros o ser protagonistas da mudança! Vocês são aqueles que tem o futuro! Através de vocês, entra o futuro no mundo. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não olhem a vida da varanda, entrem nela».

3 – Não beber a fé espremida

«Há a laranja espremida, há a maçã espremida, há a banana espremida, mas, por favor, não bebam fé espremida. A fé é integral, não se espreme».

4 – Não aos jovens de museu, sim aos jovens santos

«Não a jovens de museus, mas jovens santos, e para serem santos precisam de usar três linguagens: pensar bem, ouvir bem, fazer bem. E deixar-se surpreender pelo amor, e esta é a boa vida».

5 – Viver, em vez de ir vivendo

«É feio ver um jovem estático, que vive, mas vive como um vegetal. Dão-me muita tristeza ao coração os jovens que vão para a reforma aos 20 anos! Sim, envelheceram cedo…. Viver, não ir vivendo!».

6 – Sonhai grandes coisas

«Sonhai grandes coisas. Sonhai que convosco o mundo pode ser diferente. Se vós derdes o melhor de vós mesmos estais a ajudar o mundo a ser diferente».

7- Aprendamos a chorar

«Convido cada um de vós a perguntar-se: Aprendi eu a chorar? Quando vejo uma criança faminta, uma criança drogada pela estrada, uma criança sem casa, uma criança abandonada, uma criança abusada, uma criança usada como escravo pela sociedade?».

8 – Sede castos, sede castos

«E a vós jovens deste mundo, deste mundo hedonista, neste mundo onde só o prazer é publicitado, passar bem, levar uma vida descontraída, eu digo-vos: sede castos, sede castos».

9 – É preciso andar contracorrente

«Não queremos jovens “fracotes”, jovens estão por aí e nada mais, nem sim nem não. Não queremos jovens que se cansam rápido e que vivem cansados, com cara de tédio. Queremos jovens fortes. Queremos jovens com esperança e fortaleza. (…) É preciso ir contracorrente».

10 – Quem não arrisca não caminha

«Já repeti muitas vezes: arrisca! Arrisca. Quem não arrisca não caminha. (…) Tenta ideais nobres, sujando as mãos, arrisca como fez aquele samaritano da parábola. É muito triste ver vidas estacionadas; é muito triste ver pessoas que parecem mais múmias de museu que seres vivos».

M. Michela Nicolais
In “SIR” em 23.07.2016