A missão da Igreja realiza-se no cumprimento das palavras de Jesus ressuscitado, assumidas pelos seus discípulos, antes de subir ao Céu: “Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo” (At 1,8).

Este é o tema da mensagem, proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2022. O texto ajuda-nos a viver e a entender a razão, porque a Igreja é, por sua natureza, missionária.

Neste ano o Dia Mundial das Missões proporciona-nos uma ocasião para celebrar algumas efemérides marcantes para a vida e missão da Igreja; os 400 anos da fundação da Congregação de Propaganda Fide – hoje a Congregação para a Evangelização dos Povos. Os 200 anos da “Obra da Propagação da Fé”; esta, juntamente com a Obra da Santa Infância e a Obra de São Pedro Apóstolo, há 100 anos foram reconhecidas como “Pontifícias”.

Na Igreja em Portugal o mês de outubro é celebrado com grande dinamismo eclesial, este ano também com as Jornadas Missionárias. O mês do Rosário com grande empenhamento missionário ajuda todos os batizados a serem chamados discípulos missionários na Igreja. A Igreja recebeu este mandato de Jesus, o Missionário do Pai com as seguintes palavras: “Ide, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos tempos” (Mt 28,19-20).

O Espírito Santo, que recebemos é a alma da Igreja e a fonte de toda a animação missionária. O Ano Pastoral 2022- 2023 na nossa Diocese de Viseu, convida-nos a refletir sobre o sacramento da Confirmação, para ajudarmos os jovens a preparar bem e a receber frutuosamente o Espírito Santo, Senhor que dá a vida, deixando-se conduzir e confirmar pelo Espírito, que santifica.

Este ano devemos empenhar-nos todos com espírito missionário na organização, valorização e participação na catequese com os jovens nas nossas paróquias, nos movimentos e obras, renovando a pastoral juvenil, criando espaços novos para vivermos a fé em peregrinação rumo às Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023.

O Plano Pastoral convida-nos a caminhar com esperança e espírito de missão no mesmo objetivo comum: “Animados pelo Espírito Santo, com os jovens a caminho”. Um tema desafiante, que deve iluminar todas as propostas e estruturas diocesanas. Todos somos chamados a realizar a missão da Igreja. Tudo e todos empenhados na construção da missão, ajudando a renovar as nossas comunidades e a Igreja, numa verdadeira pastoral de carisma missionário.

Sereis minhas testemunhas, até aos confins do mundo, este é o “sonho missionário para chegar a todos” (EG 31), expresso por Jesus e que a Igreja não pode ignorar.

“O mandato missionário do Senhor inclui o apelo ao crescimento da fé, quando diz: … ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado (Mt 28,20). Daqui se vê claramente que o primeiro anúncio deve desencadear também um caminho de formação e de amadurecimento. A evangelização procura também o crescimento, o que implica tomar muito a sério em cada pessoa o projeto que Deus tem para ela. Cada ser humano precisa cada vez mais de Cristo e a evangelização não deveria deixar que alguém se contente com pouco, mas possa dizer com plena verdade: Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gl 2, 20), (EG 160).

Evangelizar é tornar o reino de Deus presente no mundo, através da vocação de cada batizado, que como evangelizador com espírito, assume na sua vida as palavras e os gestos de Jesus, que o levam a dizer como São Paulo: “Ai de mim se não Evangelizar”.

A missão é de todos e para todos. Sintamos a alegria de ser uma Igreja missionária, onde todos se devem sentir comprometidos a trabalhar pela missão de anunciar a todos os povos, particularmente aos jovens o Evangelho. Neste mês de outubro missionário, através da oração do terço, dos sacrifícios e da partilha peçamos a Nossa Senhora que faça de nós verdadeiros discípulos missionários. Todos, tudo e sempre em missão, pela renovação das famílias, das paróquias e da nossa diocese.

Uma Igreja missionária é uma Igreja com memória, presente e futuro, onde todos vivem a sua vocação ao serviço do Evangelho e da transformação social do mundo. Uma Igreja conduzida pelo Espírito Santo, que se renova em caminho sinodal na comunhão, participação e missão.

Todos unidos na missão: “Animados pelo Espírito Santo, com os jovens a Caminho”, tornemos mais viva a participação da obra missionária da Igreja. Rezemos pela obra missionária da Igreja, principalmente onde é perseguida, para que através do testemunho dos missionários “ad Gentes”, as igrejas particulares se renovem no seu empenhamento missionário.

† António Luciano,
Bispo de Viseu