Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Festa de São Mateus, apóstolo e evangelista

Padroeiro da cidade de Viseu

Comemoramos o dia do Município, Viseu está em festa! Celebramos o dia de São Mateus, padroeiro da cidade, o apóstolo e evangelista, que deixou tudo para seguir Jesus. Mais uma vez aqui nos reunimos para cumprir o nosso voto do dia de São Mateus e da cidade para lhe prestar culto e agradecer toda a proteção que nos tem concedido.

São Mateus, apóstolo e evangelista, denominado Levi, nasceu em Cafarnaum, e exercia a profissão de publicano ou cobrador de impostos quando Jesus o chamou. Escreveu o Evangelho em língua hebraica para a comunidade judeo-cristã, no qual se proclama especialmente que Jesus é filho de David, de Abraão, mestre e fundador do novo Israel, Aquele que levou à plenitude a promessa do Antigo Testamento. É o Evangelho da Igreja edificada sobre a fé de Pedro. Segundo uma tradição, pregou no Oriente.

Louvar o Senhor pelo seu povo e por aqueles que cuidam do bem pessoal e social, a isto chama-se o bem comum e desenvolvimento em benefício da cidade e das pessoas.

Neste ano de 2023, estamos a celebrar os 900 anos da concessão do Foral de “Dona Tarasia Regina” a Viseu e às suas gentes. Ainda antes da independência de Portugal, foi dado Foral a Viseu, com o compromisso de que quem governasse estas terras cuidasse bem das pessoas, do povo que lhe era confiado. Todos os que aqui viviam naquele tempo e ao longo dos tempos haviam de habitar esta terra receberam da Rainha o mandato de governar bem e cuidar com zelo dos habitantes que neste território vivessem nesse tempo, no presente e no futuro.

Damos graças a Deus pela vida e serviço de todos aqueles que receberam essa responsabilidade e nos governaram até ao nosso atual Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, com todos os seus vereadores e o Presidente da Assembleia Municipal, e seus deputados municipais.

Estamos gratos a Deus por nos terem conduzido e governado com sabedoria e prudência, fazendo desta cidade e concelho um lugar aprazível para se viver bem. Viseu tem o epíteto de cidade jardim, onde se vive bem e com qualidade de vida. Sejamos cuidadores desta qualidade de vida e promotores deste bem-estar, que tem como base os valores capazes de construir a verdadeira cidadania.

Nós somos herdeiros de um passado e de uma história que nos orgulha, de uma grande dádiva e oferta de Deus, que, como viseenses, devemos saber agradecer com as palavras do Magnificat de Nossa Senhora: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lc 1,47).

O Texto de São Paulo aos Efésios ( cf Ef 4,1-7.11-13), escolhido para a festa de São Mateus, apóstolo e evangelista, salienta três aspetos interessantes que realçam o dinamismo da vocação: Primeiro, é um chamamento à perfeição cristã: “procedei com toda a humildade, mansidão e paciência, suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz”. Conselhos importantes para os nossos dias e para os tempos difíceis que vivemos.

Segundo apresenta a razão desta perfeição: “Há um só Corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só Batismo, um só Deus e pai de todos”. Terceiro mostra o dom de Deus que é ministério e serviço para aos outros.

A cada um de nós, diz São Paulo, foi concedida a graça para “o aperfeiçoamento dos cristãos e edificação do Corpo de Cristo”. Por isso, a dimensão pessoal da fé, eclesial e teológica, tem neste contexto uma dimensão muito profunda e interior, que marca a vida de todo o chamado. O Senhor Jesus chamou o pecador e cobrador de impostos para o seguir e constituiu-o apóstolo e servidor do Evangelho, que escreveu com fé e gratidão.

Refere o texto que “Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos e disse-lhe: “Segue-Me”. Ele levantou-se e seguiu Jesus” (Mt 9,9). Segui-O imediatamente e criou com Ele uma relação de compromisso, convidando-O para sua casa, onde lhe ofereceu um banquete, sentando à mesa com “publicanos e pecadores”. Jesus veio para a ovelha perdida da casa de Israel.

Os verbos que Jesus utiliza com Mateus são fundamentais para uma verdadeira relação do Mestre com o publicano. O discípulo sente-se feliz quando é chamado. Cada um de nós foi chamado por Deus a uma tarefa. O verbo chamar tem uma tonalidade profunda, empática e atualíssima. Sem chamamento não há resposta, sem resposta não se cultiva relação, não se experimenta a proximidade e não se enceta o diálogo com o próximo. Jesus continua a chamar e é preciso escutar a sua voz e responder com generosidade, prontidão, compromisso e responsabilidade ao seu chamamento.

O dinamismo sinodal, a que todos estamos chamados, convida-nos a caminhar juntos na “comunhão, participação e missão”. Este é o modo de ser da Igreja: “caminhar juntos”. Por isso devemos promover sempre a escuta e o diálogo na experiência da relação de proximidade que devemos estabelecer no mundo e na Igreja com aqueles que estão confiados ao nosso cuidado.

Os verbos chamar, seguir e levantar, na dimensão bíblica, implicam sempre uma mudança interior que transforma a realidade da nossa vida. Chamar pressupõe ouvir, escutar, prestar atenção e estar cheio de disponibilidade. O Verbo seguir significa ir atrás com coragem para caminhar, ir atrás de alguém para imitar, de seguir o mestre no desprendimento das coisas e na radicalidade de transformar as preocupações da vida.

O verbo levantar recorda-nos aqui a disponibilidade para caminhar como Maria, para ir ao encontro dos outros, dos cidadãos, dos munícipes, dos cristãos, das pessoas de boa vontade, de todos com quem queremos construir um mundo novo, moderno, com desenvolvimento capaz de oferecer a todos o bem comum e a paz tão desejados nos nossos dias. Todos temos a responsabilidade de construir um mundo novo, mais justo, próspero e fraterno, onde todos possam ter a sua própria casa, o seu trabalho, o serviço de educação e de saúde tão desejados hoje para o equilíbrio entre os povos, na construção da verdadeira “Casa Comum”.

Confiemos à proteção do apóstolo e evangelista São Mateus, a nossa cidade, as suas gentes, os nossos projetos e toda a vida das pessoas que vivem na cidade e no município de Viseu. Não esqueçamos as nossas raízes. Continuemos a sonhar o melhor para as nossa vidas, para a nossa cidade e para todos os que aqui vivem. Viseu está de parabéns pelos 900 anos de Foral, acompanhada de sinais de vida, de esperança, de desenvolvimento e progresso na senda de um futuro cheio de sonhos e de dinamismo.

Fazendo referência à secular Feira de São Mateus, que hoje encerra, onde acorreram milhares de pessoas para festejar, gostaria de agradecer à Câmara Municipal por nos ter cedido ainda antes da sua inauguração este recinto onde se realizou o Encontro Diocesano da Celebração do Envio dos Jovens que participaram nas Pré-Jornadas, antes de partirem rumo à JMJ em Lisboa.

Foi um lugar de encontro de pessoas, de comunidades, de nacionalidades, de jovens cristãos que fizeram celebração, convívio e festa na nossa cidade. Um teólogo, um mês depois, escreveu que a JMJ nos deixou três palavras memoráveis: “o silêncio, a cura e a ação”. A noite de oração e silêncio de um milhão e meio de jovens. A cura como proposta terapêutica da fé para o nosso mundo irritado. A ação de, a partir da fé, cuidar com terapêutica divina todos os viventes,

A cultura de hoje e o futuro de amanhã constroem-se com a memória agradecida, com o presente assumido e com o futuro programado. Confiemos os nossos projetos e aspirações à proteção de São Mateus, nosso padroeiro, para cumprirmos a missão de, todos juntos, vivermos os valores: do bem comum pessoal e social, do desenvolvimento, do progresso, da sustentabilidade económica, empenhados na construção da “Casa Comum”, da “Cidade Comum”, onde todos, sentados à mesma mesa, sem críticas e medos, ultrapassemos os complexos dos publicanos e dos pecadores, que criticavam Jesus por comer com eles. Jesus veio para libertar o homem do pecado e salvar-nos a todos.

“Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9.13). Como São Mateus, levemos a mensagem de Jesus, a Boa Nova da salvação, a toda a terra, e deixemos que ela germine no nosso coração e dê muito fruto.

Imploremos a bênção de Deus para a nossa cidade de Viseu e para este município, e para todos os que vivem, estudam e trabalham nestas lindas terras deste “jardim que é Viseu”.

Como sentinelas vigilantes, continuemos a construir o presente e o futuro da nossa cidade pelas sendas da esperança. Parabéns à nossa cidade! Muitas Felicidades! Que celebre muitos anos, muitos anos multiplicados por bênçãos e sinais proféticos de cuidados com os nossos cidadãos.

Que São Mateus e São Teotónio sejam dois baluartes seguros a proteger, a guardar e a iluminar sempre mais a vida da nossa cidade.

Viseu, Festa de São Mateus, 21 de setembro de 2023

+ António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: