O Seminário numa diocese é uma Instituição canónica de grande valor eclesial, com atualidade e razão de ser, a que o bispo, os sacerdotes, consagrados e leigos devem dar a maior atenção.

Digo isto porque na quinta feira passada acompanhado pelo o Senhor Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior de Viseu, localizado no Largo de Santa Cristina. Nessa tarde deslocámo-nos a Braga para participar na abertura oficial do Seminário Interdiocesano de S. José, onde estudam os seminaristas provenientes das dioceses de Bragança, Lamego, Guarda e Viseu. O Bispo de Viseu este ano tem a responsabilidade de acompanhar de perto e com efetividade a vida do Seminário.

Este projeto foi assumido pelos bispos destas Dioceses primeiro no Instituto Superior de Teologia das Beiras, com sede no Seminário Maior de Viseu. Posteriormente houve necessidade de deslocar os seminaristas para Braga, a fim de frequentarem o Curso de Teologia necessário para serem pastores, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Pólo de Braga. Ali se criaram condições para apoiar a formação integral dos seminaristas, com a formação intelectual, teológica, pastoral e comunitária, criando para isso o Seminário Interdiocesano de São José.

Este é o Seminário Maior onde se preparam os futuros padres que hão de servir estas dioceses do interior do país. Tem uma equipa própria presidida por um reitor, dois sacerdotes prefeitos de estudo e um diretor espiritual.

É uma equipa constituída por sacerdotes jovens, dinâmicos que dão continuidade ao trabalho importante que os vice-reitores dos seminários menores das dioceses fazem, os responsáveis pelas vocações, pelo Pré-Seminário ou responsáveis do Seminário em família. Depois de ler os sinais vocacionais do chamamento é preciso fazer o acompanhamento e o discernimento vocacional dos candidatos, que são propostos à Equipa do Seminário e aos Bispos para fazerem o requerimento de admissão.

Uma vez admitidos são matriculados na Faculdade de Teologia e iniciam o seu primeiro percurso no Seminário, frequentando o Ano Propedêutico. Este ano entraram cinco alunos novos: dois da Guarda, dois de Lamego e um de Bragança. Infelizmente Viseu não conseguiu apresentar nenhum candidato ao Seminário para iniciar os estudos rumo ao sacerdócio e frequentar o Ano Propedêutico. Todos temos que trabalhar mais pelas vocações, rezar mais e ajudar também com a nossa partilha monetária na formação dos novos padres.

Num mundo com profundas mudanças indiferente ao sagrado, numa Igreja em caminho sinodal é necessário acolher, dialogar, acompanhar e iluminar os jovens para fazer um percurso sério de formação e discernimento vocacional na peregrinação da esperança.

O porquê dos nossos jovens seminaristas estarem em Braga, tem que ser lido à luz dos sinais dos tempos e numa relação profunda com a vida das nossas paróquias, das nossas famílias, das nossas escolas, das nossas catequeses e dos nossos jovens.

Muitas vezes perguntam-nos: ainda temos seminaristas?

A resposta é positiva, ainda temos quatro seminaristas, outros dois, o Eduardo e o Alexandre vão iniciar o seu estágio pastoral nas paróquias. Poderíamos ter mais, se todos juntos sacerdotes, famílias, catequistas, animadores de jovens e da pastoral de conjunto dessemos um contributo vocacional mais sério a tudo o que fazemos, falamos e testemunhamos.

É verdade, que este ano, com muita pena minha, não entrou nenhum jovem nem adulto no seminário natural da Diocese de Viseu. Na abertura solene do Seminário, na Eucaristia da invocação do Espírito Santo, na homilia, a partir da Palavra de Deus incentivei os seminaristas a serem fiéis à vocação, ao amor ao estudo, a crescer juntos na vida comunitária e a rezar a Deus para pedir o dom de novas vocações para a Igreja. Foram desafiados a promover uma cultura vocacional e a dar testemunho com a sua própria vida, de modo a que os desafios e interpelações feitos pelo Papa Francisco na celebração da JMJ possam dar muitos frutos.

Convido todo o povo de Deus com os seus pastores a fazer de cada paróquia um “cenáculo” em que se reza e promove a oração pelas vocações sacerdotais para a nossa Igreja Diocesana.

† António Luciano,
Bispo de Viseu