No dia 04 de setembro, reuniram-se me Fátima os delegados, sob a presidência do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro e delegado para os Congressos Eucarísticos, da parte da Conferência Episcopal, a fim de preparar o 5º Congresso Eucarístico Nacional, a realizar em Braga de 31 de maio a 02 de junho de 2024.

É em Braga para assinalar o centenário do Primeiro Congresso Eucarístico realizado em Portugal, no ano 1924. Este 5º Congresso tem como tema: “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-n’O ao partir o Pão’ (Lc 24,35)”.

O 53º Congresso Eucarístico Internacional realiza-se na Arquidiocese de Quito, no Equador, de 08 a 15 de setembro de 2024, sob o tema: “Fraternidade para curar o mundo. ‘Todos vós sois irmãos’ (Mt 23,8).  Realiza-se no Equador, pois nesse ano celebra-se o 150º aniversário da consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus. A título de curiosidade foi a primeira nação do mundo a ser consagrada aos cuidados do Coração de Jesus.

Neste encontro foi apresentado o logotipo do 5º CEN. Formularam-se ideias e propostas para um programa e dinâmicas de preparação, pastoral litúrgica e espiritual, que a seu tempo será divulgado, a iniciar neste próximo ano litúrgico.

O Ano 2024 é um “ano Eucarístico”. Com estes dois Congressos é uma oportunidade para redescobrirmos a fonte donde dimana toda a vida cristã da Igreja e do cristão, que é a Eucaristia.

Em breve serão divulgados mais detalhes sobre o programa, inscrições e material de preparação para os Congressos.

CategoryBispo