Nesta Quinta-feira Santa, dia do Sacerdócio e da Eucaristia, os sacerdotes da Diocese, diáconos, seminaristas, pré-seminaristas, consagrados, acólitos vindos de várias paróquias e o povo de Deus juntaram-se, na Sé de Viseu, para a celebração da Missa Crismal, presidida pelo Bispo D. António Luciano.

Na celebração os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais, realizou-se a Consagração do Crisma e foram benzidos os Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, que serão usados em toda a Diocese.

Durante a homilia, o Bispo pediu para que todos juntos façam o caminho sinodal de renovação com as famílias e os jovens. “Peçamos ao Senhor o dom de novas vocações sacerdotais, diaconais, consagradas e laicais, aos ministérios instituídos de leitor, acólito, catequista e animador da comunidade, afirmou”. Aos sacerdotes pediu, ainda, uma atenção especial para com as crianças, adolescentes, jovens e seus animadores para darem continuidade aos desafios da Jornada Mundial da Juventude.

Durante a celebração, foram também felicitados os sacerdotes do presbitério que celebraram ou vão ainda celebrar, este ano, o Jubileu de Ordenação Sacerdotal: os 25 anos do Padre Gabriel da Paz Ulumdo, pároco de Pinheiro de Lafões, Destriz e Reigoso (Oliveira de Frades) e do Padre João Dele, Pároco de São Miguel do Outeiro, Parada da Gonta, Sabugosa e Lageosa do Dão (Tondela), ambos do Presbitério de Benguela, ao serviço da nossa Diocese; os 60 anos do cónego Arménio Ferreira Lourenço, a viver na Residência Jesus Maria José, em Jugueiros, Viseu; os 70 anos do Padre Eugénio Duarte Henriques de Sousa, a viver no Centro Sócio Pastoral, Viseu; do Padre Geraldo de Fátima Morujão, Assistente Diocesano dos Escuteiros e Capelão do IPV; e os 75 anos do Padre Júlio Homem de Almeida, a viver no Centro Sócio Pastoral. “Rezemos por estes irmãos sacerdotes, pelas suas famílias e comunidades. Dou-lhes os meus parabéns por todo o trabalho pastoral realizado e imploro para eles as maiores bênçãos e graças de Deus”, frisou o Bispo.

A celebração terminou com um almoço de confraternização, para o qual o Bispo convidou o clero, que teve lugar no Seminário de Viseu. Também marcaram presença os quatro seminaristas da diocese e os cinco pré-seminaristas, na conclusão de mais um encontro do pré-seminário. O almoço foi também uma oportunidade para felicitar os padres em jubileu sacerdotal, a quem se cantaram os parabéns.

A homilia da celebração pode ser consultada aqui.