A Sé de Viseu recebeu, ao final da tarde de ontem, Quinta-feira Santa, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, memorial da última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém, que marca o início do Tríduo Pascal.

Da celebração, fez parte o momento do Lava-Pés, protagonizado pelo Bispo da Diocese, que lavou os pés a elementos do Grupo de Jovens Cordas, a escuteiros e ainda a membros da comunidade que serão batizados na Vigília Pascal.

Na homilia, o Bispo explicou que o gesto de Jesus ao lavar os pés aos discípulos durante a última Ceia, narrado por São João no Evangelho, ensina-nos a entender a grandeza do mandamento novo do amor e a recompensa que tem diante de Deus a disponibilidade para o serviço dos pobres. “Jesus ao lavar os pés aos discípulos mostra o caminho novo do amor e do serviço e ensina a Igreja a fazer também o mesmo. A Igreja tem a missão de ensinar as pessoas a amar e a servir à maneira de Jesus Cristo, introduzindo-as na escola da Eucaristia para aprenderem com o mestre a dar a vida pelos seus irmãos”, afirmou o Bispo, explicando que esta “deve ser cada vez mais uma estalagem portadora do amor, de serviço, de escuta e de acolhimento à maneira do bom Samaritano, que cuida das feridas do homem caído à beira do caminho, nas mãos do salteador”.

D. António Luciano reforçou, ainda, a importância de “amar mais e melhor o nosso próximo e de sermos mestres no cuidado das suas feridas, ensinando os cristãos a servir as pessoas, a cuidar dos pobres, dos doentes e dos abandonados à imagem de Cristo, o bom Pastor.”

A todos os fiéis, presentes na celebração, o Bispo pediu para terem o mesmo gesto que Jesus. “Lavai os pés uns aos outros com humildade e servi com gratuidade os irmãos. Acolham e sirvam os vossos irmãos e ajudai-os com caridade e simplicidade a libertarem-se do descarte e da marginalização que a própria sociedade lhes ofereceu”, apelou.

Leia a homilia aqui

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu