Durante a manhã de hoje, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, esteve com os jovens estagiários, Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, futuros sacerdotes da Diocese de Viseu, que estão em reflexão espiritual até amanhã, no Seminário Maior de Viseu, antes de receberem o Ministério de Acólitos, já no próximo fim de semana, enquadrado na Semana de Oração pelas Vocações.

O retiro começou com uma oração, na Capela do Seminário, em conjunto com o Padre Vicentino, José Luís, membro da equipa sacerdotal sediada na Paróquia de Campo de Madalena e orientador deste retiro.

Motivados para receberem o Ministério de Acólito, Alexandre Ribeiro, de 28 anos, natural de Destriz (Oliveira de Frades), e Eduardo Abrantes, de 25 anos, natural de Cunha Baixa (Mangualde), estão “a percorrer o seu percurso normal para o sacerdócio” e esta é mais uma etapa a completar. Os jovens mostram-se entusiasmados com o caminho que estão a fazer e esperam um dia vir a ser “sacerdotes de proximidade, disponíveis para a comunidade”.

As celebrações, em que serão instituídos acólitos, terão lugar nas paróquias de Rio de Loba (Viseu), no dia 20, às 18h00, e em Junqueira (Vale de Cambra), no dia 21, às 16h00, respetivamente.

Durante a sua visita, o Bispo realçou a importância destes dois dias de reflexão espiritual que vão proporcionar aos jovens estagiários “o encontro com eles próprios e com Deus na sua vida”, desejando que “sejam uma alavanca para que outros jovens não tenham medo de responder ao chamamento que Deus lhes faz”. “O chamamento é para a vida, é para o serviço no mundo e na Igreja”, acrescentou.

Para o Padre José Luís, “é uma alegria ver a Igreja local a crescer”. “Temos aqui futuros potenciais sacerdotes, desta Diocese, e a Igreja precisa tanto de jovens que se entreguem para que, também, sejam um bom testemunho no meio dos outros e que mais possam surgir. Acredito que esta onda de falta de vocações irá passar e que virão boas e santas vocações de que o Povo de Deus tanto precisa”, realçou.