No passado sábado, dia 13 de abril, cerca de 70 associados do Apostolado da Oração, da Diocese de Viseu, estiveram reunidos, no auditório do Seminário de Viseu, para um dia de formação. A conferência esteve a cargo do Padre António Sant’Ana, diretor nacional do Apostolado da Oração e coordenador da Rede Mundial de Oração para a Europa, que levou os presentes a refletirem sobre o “Caminho do Coração”, que se trata de uma meditação sobre o itinerário espiritual, composto por 9 passos: amor, despertar, descobrir, encontro, decidir-se, viver, entregar-se, missão e somos rede.

Durante a sua intervenção, o Padre António Sant’Ana reforçou que “a Rede Mundial da Oração do Papa – Apostolado da Oração – “é composta por milhões de irmãos e irmãs que rezam e se mobilizam todos os meses pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja”.

A abertura deste encontro foi feita pelo Bispo da Diocese, D. António Luciano, que, em conjunto com os presentes, presidiu à oração da manhã e fez o oferecimento das obras do dia. Durante a sua intervenção, frisou que o Apostolado da Oração “deve ser uma força viva de oração e de culto a Jesus na Eucaristia, numa paróquia, na Diocese e na Igreja”, e assim “o mundo transforma-se, as famílias serão melhores e haverá mais paz”.

“Na eucaristia nós encontramos não só o alimento, mas a fortaleza e a esperança numa vida nova”, realçou o Bispo, alertando que “uma paróquia sem grupos de reflexão ou movimentos de apostolado, é uma paróquia pobre, porque os movimentos ajudam a comunidade a ter vida”.

António Luciano terminou a sua intervenção pedindo aos presentes que “sejam transmissores e testemunhas desta boa nova”, num dia “que se revelou importante e que contribuiu para a revitalização do Apostolado da Oração diocesano”. O Bispo presidiu, ainda, à eucaristia de conclusão dos trabalhos.

Este dia foi organizado pelo Secretariado Diocesano do Apostolado da Oração. O Padre Eurico Sousa, diretor diocesano do Secretariado, explicou que esta formação, feita anualmente, “é mais uma ferramenta e um meio de formação para a comunidade, em especial para os associados, além das reuniões mensais que os grupos devem realizar, tendo em conta a intenção mensal que vem na revista do Apostolado. Foi também um dia de encontro e convívio entre o Secretariado e os grupos paroquiais”.

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, reconhecida nas intenções mensais de oração propostas pelo Papa.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu