Na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, data em que o Instituto Jesus Maria José (IJMJ) comemora 144 anos da sua fundação e celebra a memória litúrgica da sua fundadora, será lançado o documentário ‘Beata Rita Amada de Jesus’.

“A produção oferece uma imersão profunda na vida, obra e legado da religiosa, destacando a sua missão como apóstola da Família, da Eucaristia e do Rosário. O documentário procura homenagear Rita Amada de Jesus, mas também inspirar e fortalecer a fé dos fiéis ao apresentar o seu testemunho de coragem e fidelidade a Deus. Trata-se de uma oportunidade única de conhecer mais sobre essa figura tão importante da história da Igreja em Portugal, na virada do século XIX para o XX”, realça a Irmã Leonir Tomazi, vice-postuladora da Causa de Canonização da Beata Rita Amada de Jesus.

O documentário será exibido no canal do Instituto Jesus Maria José, no YouTube, e às 20h30, na TV Canção Nova Portugal.

Sobre a comemoração dos 144 anos do IJMJ, a Irmã Leonir Tomazi refere a importância de se “celebrar um carisma e uma espiritualidade que continuam vivas na Igreja e que falam de conversão para o mundo”. “É para nós uma alegria muito grande fazermos esta celebração, que terá como tema Árvore de Luz”, adianta.

Neste dia, às 20h00, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à celebração da Eucaristia, na Igreja de Ribafeita, localidade onde nasceu a Beata Rita. No final, vai sair à rua a procissão das velas com o terço até à Casa Memorial, que este ano comemora 10 anos. “Ao celebrar-se, na Diocese, o dia litúrgico da Beata Rita Amada de Jesus, felicito o Instituto Jesus Maria José, na pessoa da Madre Superiora Geral, Irmã Maria de Lurdes e o seu conselho; da Irmã Provincial, Irmã Maria do Céu e seu conselho; assim como todos os membros da Congregação e leigos da Fraternidade. Tendo consciência da riqueza e atualidade do carisma da Beata Rita, centrado no Evangelho da Conversão, convido a todos a vivermos este ideal de vida para que aconteça, cada vez mais, em nós o convite à conversão pessoal e à renovação pastoral da Igreja. Na comemoração desta data, gostaria de, como a Serva de Deus, pôr ênfase no trabalho com as famílias e na educação das crianças e dos jovens. Como ela, apelo à vivência da Eucaristia, ao apoio à família e ao crescimento na oração através do rosário”, realça o Bispo.

Na paróquia de Ranhados, a festa em honra da Beata Rita é celebrada com Eucaristia, no dia 28, às 18h00, na Igreja Madre Rita, seguindo-se a procissão acompanhada pela Banda Filarmónica Sinfoniamigável. No dia 29, na mesma Igreja, às 18h30, haverá um concerto solidário, com a atuação do Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.

Uma vida de entrega até ao fim

A Beata Rita Amada de Jesus nasceu no dia 5 de março de 1848, na aldeia de Casal Mendinho, freguesia de Ribafeita, Viseu. Em 1880, aos 32 anos de idade e após oito anos de espera, fundou a congregação.

Enfrentou muitas lutas e contrariedades, contudo era movida pelo desejo de fazer alguma coisa perante a realidade que via à sua volta de desestruturação familiar, marginalização da mulher e pobreza em que muitas crianças viviam.

O contexto de extinção dos institutos religiosos em Portugal e da implantação da República foi mais um sofrimento. Por ser uma liderança religiosa, escondia-se durante o dia entre as pedras de uma mina, no fundo da casa da família. Foi assim durante cerca de três anos. Neste contexto, tomou a decisão de enviar um grupo de seis religiosas para o Brasil para que a obra não acabasse.

Além da presença em Viseu e em outras cidades portuguesas, o Instituto Jesus Maria José está em Angola, Cabo Verde e Moçambique e, no continente americano, no Brasil (onde é a sede geral), Bolívia, Paraguai, México e Peru.

A Beata Rita morreu em 1913 e, apenas, em 1934, a instituição se restabeleceu em Portugal. Foi beatificada a 28 de maio de 2006, no Adro da Sé, em Viseu, tendo presidido o Cardeal D. José Saraiva Martins, Perfeito da Congregação para a Causa dos Santos.

CategoryBispo, Diocese, Viseu