No Dia de Santo António, 13 de junho, a Confraria de Santo António festejou os 131 anos da instituição, com a celebração da Eucaristia em honra do seu padroeiro.
A celebração solene de ação de graças realizou-se na Igreja da Confraria, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, e concelebrada pelo Padre José Marcelino, Capelão da instituição, pelo Padre Franciscano, Francesco Ervas e pelo Cónego Manuel Matos.
O Bispo de Viseu agradeceu à Confraria a organização desta festa, realçando o trabalho meritório da instituição no acolhimento de crianças e jovens em situação de risco, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovem os seus direitos, nomeadamente o direito à educação, bem-estar e desenvolvimento integral.
D. António Luciano recordou a importância deste dia para a Confraria de Santo António, “que há 131 anos procura fazer o bem imitando o exemplo do seu padroeiro, um religioso, missionário insigne e um homem de carisma universal”.
Santo António, que dá o nome a esta instituição de solidariedade social foi ainda descrito pelo Bispo como sendo um “homem da Palavra, da Eucaristia, amigo dos pobres, exemplo e testemunho de esperança, que foi abençoado por Deus, estimado pela Igreja, querido por todos, seguido por muitos e amado pelos seus irmãos e pelos pobres” e que, até hoje, “continua vivo na fé do povo de Deus”.
“Que a santidade do coração e a luz que brilha em Santo António se manifeste na vossa vida e nos vossos gestos, como luz refletida a partir do próprio Deus, Luz sobrenatural”, apelou durante a celebração.
Terminada a Eucaristia, a Confraria de Santo António celebrou mais um ano de vida em festa com todos os utentes, colaboradores, direção e convidados.