Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O seminarista Francisco Ferreira, de 25 anos e natural da paróquia de Mangualde, vai ser instituído no Ministério de Acólito no próximo sábado, 28 de junho, às 18h00, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

De acordo com o Reitor do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, Padre António Jorge, “a concessão do ministério de acólito, que acontece dentro da etapa de Configuração no caminho para o sacerdócio ministerial, implica uma participação mais profunda no mistério de Cristo que se doa e está presente na Eucaristia, na assembleia e no irmão. Este ministério vai permitir ao Francisco viver mais intensamente o que se exige na etapa do estágio, com modalidades concretas não só dentro da liturgia, mas também na evangelização e no testemunho social”.

A instituição de Francisco Ferreira como acólito representa, segundo o Bispo, “mais uma etapa concretizada no seu percurso vocacional”, permitindo-lhe colocar o seu novo Ministério ao serviço da Diocese de Viseu, com a certeza de que “trará bons frutos para o povo de Deus que vai servir”.

Recorde-se que o jovem foi instituído Leitor no dia 23 de julho do ano passado, no aniversário da Dedicação da Catedral, e frequenta atualmente o último ano do Mestrado Integrado em Teologia, curso frequentado por mais quatro seminaristas da Diocese de Viseu.

“Há sensivelmente um ano atrás, no Dia da Dedicação da nossa Catedral, recebi o Ministério de Leitor, onde fui convidado a ter um maior contacto com a Palavra de Deus. Agora, que vou ser instituído no Ministério de Acólito, sinto, por um lado, a confiança que a Igreja coloca em mim ao conferir-me este ministério mas, por outro lado, também sinto que o assumir deste passo tão importante no caminho do aprofundamento vocacional vem despertar em mim um espírito ainda maior de doação e amor ao Senhor e à sua Igreja”, destaca Francisco Ferreira.

O jovem acredita na importância da concretização desta nova etapa rumo ao sacerdócio. “Sinto que, com as minhas qualidades e com as minhas dificuldades, sou desafiado a ser fermento no nosso mundo, a colaborar de mais perto com o presbítero, em especial nas celebrações litúrgicas. Como sabemos e experimentamos, a vida humana, ao longo desta nossa peregrinação sobre a terra, desenvolve-se por etapas essenciais. Ora, também no caminho rumo ao sacerdócio existem pequenos passos que nos vão confirmando e esperançando”, reforça o seminarista.

O Ministério de Acólito confere a responsabilidade de auxiliar nas celebrações litúrgicas, especialmente na Eucaristia, nomeadamente com a preparação do altar; ajudar o sacerdote; distribuir a Eucaristia como ministro extraordinário e cuidar dos vasos sagrados. Também pode expor o Santíssimo Sacramento para adoração, sem conceder a bênção.

Também no próximo sábado, durante a celebração, o Bispo vai administrar o Sacramento do Crisma a cerca de uma centena de crismandos do Arciprestado da Beira Alta.

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: