A Catedral de Viseu recebeu, durante a tarde de hoje, 6 de julho, a Missa e Bênção das Pastas dos alunos finalistas do Curso de Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Viseu.
A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, e concelebrada pelo Frei José Carlos, responsável pela Pastoral do Ensino Superior, pelo Cónego Manuel Matos, pelo Padre Manuel Clemente e pelo Diácono Sérgio Amorim.
Neste dia de festa e de ação de graças, foi com muita emoção, felicidade e entusiasmo que os cerca de 100 alunos finalistas, pais, docentes, direção da escola, padrinhos, familiares e amigos participaram nesta celebração.
Na homilia, a partir da Palavra de Deus, o Bispo felicitou a grande assembleia presente e destacou que os finalistas, como futuros enfermeiros, “são chamados por Deus a dar a vida ao próximo”. “Sede bons profissionais, utilizai boas ferramentas e cuidai bem das pessoas com boas práticas, alma, coração e paixão”, colocando “a ciência, a técnica, a terapêutica, a prestação de serviços e a Inteligência Artificial ao serviço da saúde e dos melhores cuidados para os doentes”, disse.
D. António Luciano reforçou a necessidade dos futuros enfermeiros exercerem a sua profissão “com o maior respeito pela dignidade da vida humana, desde o momento da conceção até à morte natural”, dizendo “não ao aborto, à eutanásia e a outras formas de extermínio da pessoa humana”.
“Sei que os tempos não são fáceis, às vezes nem tereis tempo para pensar em vós, nem para a vossa família, mas procurai ter sempre tempo para Deus”, pediu-lhes.
Recordando o seu percurso como enfermeiro, o Bispo alertou, ainda, sobre a importância de os jovens trabalharem “com o coração”, mostrando sempre empatia para com o próximo, prestando “os melhores cuidados”. Citando uma frase que ouviu muitas vezes no seu percurso de formação, D. António Luciano recordou que “ser enfermeiro é uma vocação, numa missão de cuidar dos outros”, apesar dos desafios que possam vir a encontrar no exercício da sua profissão.
O Prelado recordou, ainda, que estamos a viver o Ano Santo Jubilar da Esperança, pedindo-lhes que sejam “protagonistas de um mundo novo, de uma Igreja renovada, marcada pela Esperança que não engana”.
A Eucaristia, solenizada pelos escuteiros do Agrupamento de Escuteiros 700 de Vildemoinhos, terminou com palavras de agradecimento a todos os presentes, proferidas pelo Frei José Carlos, nomeadamente aos alunos, docentes, direção escolar, equipa da Pastoral do Ensino Superior, Federação Académica e Associação de Estudantes. O sacerdote sublinhou a abertura que sempre existiu das instituições escolares, nomeadamente da Escola Superior de Saúde, que sempre teve “portas abertas para a Pastoral do Ensino Superior”.
Esta foi a última celebração do Frei José Carlos como responsável da Pastoral do Ensino Superior, tendo o Bispo agradecido todo o trabalho e dedicação do sacerdote à Diocese de Viseu e, em especial, a este sector da pastoral.
Galeria de fotografias disponível no Facebook da Diocese.