
O Dicastério para o Clero aprovou os estatutos do Seminário Maior Interdiocesano de São José, situado em Braga, constituído pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, que acolhe e forma os futuros sacerdotes.
A novidade foi dada a conhecer ontem, 3 de julho, em conferência de imprensa, pelos Bispos das quatro dioceses e equipa formadora, na Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo (Miranda do Douro), na Diocese de Bragança-Miranda.
Esta aprovação significa que o caminho percorrido e os passos dados em conjunto mostram “que o projeto de comunhão e formação presbiteral, existente desde a década de 90” e que “se consolida agora com o reconhecimento por parte do Dicastério para o Clero”.
Este é o único Seminário Interdiocesano em Portugal. O reconhecimento do seu projeto formativo, pela Santa Sé, é um passo que o Reitor do Seminário, Padre António Jorge, sacerdote da Diocese de Viseu, acredita que irá contribuir para uma maior divulgação do Seminário nas comunidades. “A grande novidade é saberem que as quatro dioceses têm uma comunidade formativa própria para o sacerdócio. E, neste momento, não é só uma comunidade que tem uma experiência formativa, mas que agora também é atestada pela Santa Sé”, explicou o Reitor, adiantando que é uma forma também de a Igreja “apoiar, ajudar a solucionar e a melhorar, com sabedoria,” o caminho da formação sacerdotal.
O Reitor defendeu, ainda, o reconhecimento deste Seminário como “um único coração interdiocesano formativo”, que poderá vir a ser mais divulgado e comunicado aos jovens como uma opção no seu caminho vocacional e sacerdotal.
Para o Bispo de Viseu, D. António Luciano, esta aprovação dos estatutos resulta do caminho formativo que tem vindo a ser feito, ao longo destes anos, por todos os responsáveis diocesanos, que em sinodalidade trabalham diariamente para dar resposta ao aumento de vocações sacerdotais na Igreja. “Com os estatutos aprovados pelo Dicastério do Clero, nós encontramos uma forma de comunhão eclesial e de corresponsabilidade que nos diz que o caminho que estamos a fazer, na formação dos sacerdotes e na promoção vocacional, é o que a Igreja deseja, assim como nós também ansiamos que seja feito na nossa Diocese”, realça.
D. António Luciano recorda, ainda, que “os adolescentes e jovens da Diocese de Viseu, que queiram seguir o sacerdócio, encontram no Seminário Interdiocesano de São José uma resposta formativa integral, com acompanhamento da equipa responsável”. “A entrada no Seminário deve ser antecipada, dando os passos necessários, que envolvem as suas paróquias e os serviços responsáveis pela Pastoral Vocacional, Seminário em Família e Encontros de Pré-Seminário, programados durante o ano pastoral”, acrescentou.
“O discernimento vocacional para a entrada no Seminário é um caminho importante, que leva o seu tempo de amadurecimento na fé cristã e no desejo de seguir Cristo. Este caminho é vivido com um ano propedêutico, condição para entrar no estudo da Teologia, que contribuirá, simultaneamente, para a formação integral da pessoa humana”, reforça o Prelado.
A funcionar em Braga, onde se encontra a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, o Seminário Interdiocesano conta com uma equipa de sacerdotes formadores, pertencentes a cada uma das dioceses, que asseguram o acompanhamento e a formação social, humana e teológica dos jovens. Este ano foi frequentado por 15 seminaristas, cinco dos quais da Diocese de Viseu, sendo que dois concluíram este ano o seu percurso formativo no Seminário.
Os estatutos do Seminário permitem, ainda, que jovens de outras o possam frequentar, caso os Bispos integrem a comissão episcopal e tenham um padre formador da respetiva diocese.
D. Nuno Almeida, que até ontem era o Bispo responsável pelo Seminário, destacou que “a aprovação dos estatutos solidifica e dá uma força jurídica, canónica e civil a um caminho já feito em conjunto com as quatro dioceses, que partilham a responsabilidade na formação dos seus seminaristas”.
O Bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, assume agora a responsabilidade de acompanhar o Seminário Interdiocesano, sucedendo assim a D. Nuno Almeida.
Os atuais Estatutos vão ser disponibilizados em www. seminariointerdiocesanosj.pt/ e são compostos por um preâmbulo onde se contempla a história resumida da experiência formativa, a justificação da sua necessidade no âmbito da promoção e formação das vocações sacerdotais e a abertura a que outras dioceses se possam juntar a esta experiência, com a devida autorização da Santa Sé.
Foto: Foto: Bruno Rodrigues/Diocese de Bragança-Miranda