Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Um número significativo de consagrados e consagradas da Diocese de Viseu reuniu-se na tarde de domingo, 23 de novembro, no Colégio da Imaculada Conceição, para a habitual sessão de abertura do ano pastoral.

O tema central foi a apresentação do Programa Pastoral para 2025-2026, tendo o Vigário da Pastoral, Padre João Zuzarte, recordado as linhas mestras do triénio, partindo do princípio inspirador “Raízes da Alegria”, lançado pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

“O lema para este ano ‘És chAmado por Jesus, sê protagonista da mudança’ convoca-nos a todos para a missão, tendo como objetivo principal transformar corações e passar de batizados a discípulos missionários. É particularmente incisivo no desafio em combater a carência de relação na pastoral e em motivar-nos para uma maior sintonia, entre todos, criando sentido de fraternidade, unidos em Deus, com uma mesma missão enriquecida pela diversidade de carismas”, realça o Padre Victor Portugal,  responsável da CIRP Viseu.

Os presentes sublinharam a vontade de trabalhar em conjunto, apresentando sugestões e propostas. A assembleia ficou ainda marcada pela oração inicial à volta do quadro de Nossa Senhora da Esperança, que peregrinou pelas diversas comunidades religiosas neste Ano Jubilar, pela eleição da Irmã Alzira Buba, do Instituto de Jesus Maria José, como vogal do Secretariado da CIRP Viseu, em substituição da Ir. Josefina Teixeira, que atualmente exerce a sua missão em Fátima.

Este encontro de trabalho terminou com um momento de confraternização e convívio à volta de um lanche partilhado. “Um bem-haja a todos pela participação e às Irmãs Doroteias que tão bem nos acolheram”, concluiu o sacerdote responsável.

CategoryDiocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: