A Associação dos Antigos Alunos do Seminário promoveu a reunião anual, neste sábado, aproveitando para reunir a Assembleia.

O convívio dos mais de cem alunos que compareceram iniciou-se às dez horas deste sábado, à entrada do Seminário Maior. Meia hora depois, foi celebrada a Eucaristia, presidindo o Cón. António Jorge, Reitor do Seminário, concelebrando o Pe. José Pedro.

Inspirado nas prefigurações presentes nas Leituras proclamadas, o Cón. António Jorge pronunciou a sua homilia, comparando os antigos alunos aos levitas e músicos que acompanharam a trasladação da Arca da Aliança, prefiguração de Maria, Senhora da Esperança e Mãe da Igreja.

A animação da celebração foi garantida pelo Coral Lopes Morago e pelo Ad Libitum, dois grupos musicais constituídos por antigos alunos do Seminário. O Lopes Morago dedica-se à música coral polifónica, enquanto o Ad Libitum privilegia a música ligeira e popular, com acompanhamento instrumental.

Após a Eucaristia, uns preferiram o desporto e jogaram futebol, enquanto outros, mais dados à cultura, preferiram a visita guiada ao Tesouro da Sé, agora com nova musealização.

Para além da animação da celebração litúrgica, o Lopes Morago apresentou uma rapsódia de música popular, no início da Assembleia da Associação, que se realizou, após o almoço, no Auditório do Seminário. Por sua vez, o Ad Libitum interpretou também dois temas do seu repertório.

A Assembleia aprovou por unanimidade o Relatório e Contas do ano passado, que, por razão das obras de ampliação na sede da Associação, apresentava um saldo negativo que o associado mais idoso presente se dispôs a saldar, merecendo o aplauso geral e o agradecimento da Direcção.

Muito participada, a Assembleia serviu também para apresentar sugestões de actividades, como tertúlias literárias, jogos florais, visitas de estudo aos diferentes concelhos, sugestões que foram bem acolhidas pela Direcção, que se dispôs a propor a sua concretização, se houver, da parte dos proponentes, disponibilidade para dinamizarem a sua realização.

O almoço, nos claustros do Seminário, foi o grande momento de convívio, de memórias e recordações, pondo a conversa “em dia”, diante de antigos colegas que se não viam, alguns, há quarenta anos. Mesmo dos que não vieram se iam sabendo notícias por outros que com eles se encontraram ao longo deste ano.

Depois da Assembleia, visitou-se o novo espaço da sede da Associação e fez-se a despedida, à volta da mesa, numa merenda tipicamente beirã: pão, vinho, presunto e queijo.

Uma proposta de que o encontro anual pudesse rodar pelos vários concelhos não teve acolhimento, sendo amplamente vencedora a opinião de que “o encontro só tem sentido no Seminário”. Ou em Viseu, ou em Fornos de Algodres.

G.I.

CategoryDiocese, Viseu