O Feriado Municipal de Tondela tem como marca identitária a romaria tradicional de Santa Eufémia, que, desde tempos longínquos, atrai a Tondela muitos romeiros. Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela assinala o seu aniversário nesta data.

Este ano, os Bombeiros Voluntários de Tondela completaram 93 anos de existência, assinalando a data com solenidade, numa sessão em que são entregues medalhas de mérito e bons serviços.

A corporação participa na procissão inicial, entre a Capela de Santa Eufémia e a Igreja Paroquial, onde celebrada a Eucaristia, com grande solenidade. Muitos são os romeiros que ficam no adro, por não caberem no interior do templo. A sonorização do adro permite acompanhar a celebração e, no fim da Eucaristia, a procissão faz o regresso da imagem de Santa Eufémia ao local habitual. Para além dos Bombeiros, que transportaram o andor de Santa Eufémia e de S. Cornélio, participam também os Autarcas locais, com o estandarte do município.

O Pe. João Carlos, na sua homilia, realçou a importância do testemunho de vida, que é pedido aos cristãos, apontando Santa Eufémia como exemplo para os presentes, nomeadamente os jovens, a quem é pedida a coragem do testemunho.

A Eucaristia foi concelebrada pelos párocos do antigo Arciprestado de Tondela, tendo o Grupo Polifónico da Casa do Povo garantido o canto litúrgico, sob orientação do maestro Cristóvão Ramalho. A Banda Filarmónica animou as procissões.

Antes da procissão final, foram benzidas, no largo fronteiro à Igreja, duas ambulâncias novas.

Para além das celebrações religiosas, houve, pela manhã, o hastear de Bandeiras nos Paços do Concelho e no Quartel do Bombeiros Voluntários, seguindo-se a habitual romagem ao cemitério, para homenagear os Bombeiros falecidos.

O Feriado Municipal foi assinalado também com uma Sessão Solene de agraciamento de uma entidade e quatro personalidades, com a Medalha de Mérito Municipal. Presidiu à Sessão o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel. Para além dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros, que foram agraciados com a Medalha de Valor e Altruísmo, Ermida Rebelo, pelo seu desempenho, quando foi presidente do Conselho de Administração do Hospital Cândido de Figueiredo, recebeu a Medalha de Mérito, tal como António José Matos Almeida, campeão de salto equestre, Sérgio Ferreira, comerciante local e Carla Oliveira, jovem investigadora no âmbito das doenças oncológicas.

De nove a dezoito de Setembro, decorreu em Tondela a FICTON, grande certame de mostra do potencial comercial, industrial e de serviços, a par da componente gastronómica e degustação de produtos locais, com realce para os vinhos, frutos vermelhos, enchidos e artesanato, tanto urbano, como tradicional. Uma vasta área de exposição, no exterior do Pavilhão Desportivo, mostrava maquinaria agroflorestal e automóveis. Os bares e tasquinhas e´foram exploradas pelo movimento associativo local. Todos os dias intervieram grupos musicais locais, na área das tasquinhas, enquanto pelo grande palco passaram artistas de renome nacional, atraindo ao recinto da FICTON largos milhares de pessoas.

CategoryDiocese, Paróquia