Porque considero muito importantes os avisos e conselhos do Senhor Comandante do Comando Territorial de Viseu, da GNR, peço que os mesmos se leiam em todas as celebrações dominicais do próximo fim-de-semana.
Ao mesmo tempo, desejo a todos os cristãos da Diocese e seus familiares, umas retemperadoras e felizes férias de Verão.

O Bispo da Diocese de Viseu – Ilídio Leandro

Segue a informação da GNR:

Em Portugal, nos primeiros seis (6) meses do ano, morreram quarenta e quatro (44) pessoas em acidentes com tratores.
No distrito de Viseu, desde 2011 e até à presente data, morreram quarenta e cinco (45) pessoas, dessas e só este ano, já faleceram seis (6) pessoas que conduziam ou eram transportadas em tratores.
As consequências dos acidentes com tratores agrícolas geralmente são muito graves, e as principais vítimas são os próprios condutores. O capotamento é a causa de morte de dois (2) em cada três (3) acidentes com tratores agrícolas.
Os terrenos pouco estáveis, o desequilíbrio do trator e alguma negligência a manobrar este tipo de veículo são as principais causas dos acidentes.
Para todos aqueles que fazem uso deste tipo de veículo, a Guarda Nacional Republicana aconselha o seguinte:

 Não esqueça de fazer a manutenção do veículo. O seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes.
 Lembre-se que as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos. Por via disso, o seu uso torna-se recomendável.
 Utilize os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei.
 Informe-se acerca dos riscos da condução de tratores agrícolas e circule com segurança.
 Não conduza, em circunstância nenhuma, sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade.
 Respeite os limites do trator. Não sobrecarregue nem transporte passageiros “à pendura”. Para além de proibido é perigoso.
Seja prudente na condução destes veículos e, com a sua atitude, ajude a parar com os números dos acidentes e as suas consequências.
Vítor Manuel Guerra Rodrigues, Coronel
Comandante do Comando Territorial de Viseu