Francisco desafia católicos da ilha a construir «pontes» de esperança. O Papa Francisco enviou uma mensagem vídeo aos jovens cubanos que não puderam participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a decorrer na cidade polaca de Cracóvia, e desafiou os jovens da ilha a construir “pontes” de esperança.

“Sonhem que Cuba, com vocês, pode ser diferente e cada vez melhor! Não se rendam! Este compromisso é importante: é preciso abrir o coração e a mente à esperança que Jesus nos dá”, disse, numa intervenção divulgada hoje pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco desafiou os jovens cubanos a deixar-se “transformar” pela mensagem cristã e assumam riscos para viver de forma plena, “com misericórdia, com proximidade, com ternura”.

“Recordem que não podemos amar a Deus se não amarmos os irmãos; isto porque, simplesmente, a Cruz é a certeza do amor fiel de Deus por nós”, acrescentou.

O Papa sublinha que “o maior desejo” de Jesus é que os cristãos não tenham “medo de nada”.

“Jovens, não tenham temam nada; livrem-se das cadeias deste mundo e anunciem a todos, aos doentes, aos idosos, aos tristes, que a Igreja está a chorar com eles e que Jesus é capaz de dar-lhes vida nova, ressuscitá-los”, apelou.

Em relação à JMJ e a todos os que a acompanham, o Papa deseja que estes sejam “dias sejam para todos uma ocasião especial para a promoção da cultura do encontro, da cultura do respeito, da cultura da compreensão e do perdão recíproco”.

A 31.ª JMJ decorre até domingo, com a participação de cerca de sete mil jovens portugueses, a 9ª maior delegação entre os 350 mil peregrinos inscritos, e tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryPapa