Jovens continuam a estar disponíveis, diz gestora de projetos na FEC.

Catarina António, gestora de projetos da Fundação Fé e Cooperação, disse hoje à Agência ECCLESIA que o número de voluntários que partem em 2016 para países em vias de desenvolvimento aumentou 19% em relação ao ano anterior.

Em entrevista ao programa Ecclesia, emitido hoje na RTP2, Catarina António referiu que este ano partem 341 voluntários para projetos missionários em países emergentes, 305 para atividades de curta duração, até seis meses, e 36 com previsão de permanência superior a um ano.

“Os jovens continuam a estar disponíveis. Não é o momento que o país vive, os problemas económicos e sociais, em Portugal e no resto da Europa que fazem com que as pessoas deixem de ir para dar mais de si”, sublinhou a gestora de projetos da Fundação Fé e Cooperação (FEC).

De acordo com o último relatório do voluntariado missionário divulgado pela FEC, 860 portugueses vão estar envolvidos em ações de voluntariado missionário em 2016, incluindo 14 pessoas que deixaram os seus empregos para integrar projetos em países em desenvolvimento.

“Com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, 14 pessoas deixam o seu emprego e 9 pedem uma licença sem vencimento para partir este ano para países em desenvolvimento”, assinala um comunicado da FEC enviado à Agência ECCLESIA.

A este número juntam-se 9 desempregados que vão dedicar o seu tempo a experiências de voluntariado missionário, representando um total de 3% no universo do número de partidas.

De acordo com os dados avançados pela FEC, para além dos 341 jovens e adultos que vão realizar projetos de voluntariado missionário em países em vias de desenvolvimento, 519 desenvolvem atividades de voluntariado e missão em Portugal.

O número global de voluntários missionários em 2016 é mais baixo em relação ao ano anterior (900 voluntários).

Os 341 voluntários portugueses no estrangeiro distribuem-se por África, América do Sul, América Central e Ásia, entre projetos de curta e longa duração.

Cabo Verde vai acolher 119 voluntários, Moçambique 66, São Tomé e Príncipe 64, Angola 40, Guiné-Bissau 25, Timor Leste 13 e o Brasil 12; para fora do espaço lusófono, partem dois voluntários com destino à República Centro Africana.

Nos projetos de curta duração (de 15 dias a 6 meses) partem para os países em desenvolvimento 305 pessoas; as outras 36 integram projetos de longa duração (7 meses a 2 ou mais anos).

Dos 341 voluntários que participam em projetos de voluntariado missionário, 70 vão repetir a experiência.

Segundo a FEC, a “grande maioria” dos voluntários que parte em 2016 tem entre 18 e 35 anos; 85% são estudantes, recém-licenciados ou pessoas empregadas que utilizam o seu tempo de férias para se dedicar ao desenvolvimento de projetos de voluntariado internacional.

As principais áreas de intervenção são a agricultura, animação sociocultural, construção de infraestruturas, educação e formação, pastoral, saúde e dinamização comunitária.

G.I./Ecclesia:OC/PR

CategoryIgreja