«Desporto é um campo fértil e aberto à evangelização», realça arcebispo do Rio de Janeiro.
A Igreja Católica no Brasil está presente nos Jogos Olímpicos 2016, e em setembro nos Paralímpicos, com projetos de promoção dos valores humanos e sociais e através do atendimento religioso na Vila Olímpica.
“Sabemos que o mundo do desporto é um campo, ao mesmo tempo, fértil e aberto para a evangelização”, assinalou o arcebispo do Rio de Janeiro, numa publicação na página online da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
D. Orani João Tempesta observou que a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que recebe os Jogos Olímpicos até 21 de agosto e vai receber os Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro, “não se pode omitir diante da responsabilidade de fazer com que o Evangelho seja anunciado e os legados humanos e sociais se destaquem”.
Por exemplo, a Arquidiocese do Rio de Janeiro é responsável pela evangelização na cidade-sede dos jogos e a Vila Olímpica tem uma capelania inter-religiosa para atendimento dos atletas, tendo nomeado um sacerdote para este serviço.
A CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Pastoral do Turismo (Pastur) e as arquidioceses que recebem os jogos, estão a realizar diversas ações de evangelização promovendo os valores humanos e sociais, como os as iniciativas ‘Rio se Move’ e ‘100 dias de Paz’.
O projeto ‘Rio se Move’ resulta de uma parceria entre a CNBB, a CRB e entidades alemãs, que pretende dar visibilidade às iniciativas da Cáritas Arquidiocesana a favor de quem sofre de “exclusão social presente na dinâmica dos grandes eventos”.
Já a iniciativa “100 dias de paz” fundamenta-se na “Trégua Olímpica”, criada com o objetivo de estabelecer a paz entre os países em conflito, só termina 50 dias depois do final dos Jogos Paralímpicos e pretende levar os “valores cristãos católicos ao desporto”, tendo como público-alvo jovens, atletas e o público em geral.
Por sua vez, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, apelou a uma trégua olímpica mundial durante a celebração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.
‘Este é o nosso sonho olímpico’ é o nome da campanha da Pastoral do Turismo brasileira que apela ao respeito dos valores humanos e cristãos – cuidado com a vida e o meio ambiente, favorecer o diálogo entre as diferentes culturas – para que “a maior festa do desporto mundial” seja efetivamente uma realidade para todas as pessoas.
O coordenador da Pastoral do Turismo no Brasil explica que semanalmente publicam uma “palavra” nas redes sociais: “Faremos dela um grito, um despertar, um vírus do bem nas redes sociais.”
“Esperamos que aqueles que têm acesso, que vejam, ao menos uma vez, os ‘memes’, reflita um pouco, saia da lógica do mercado e do mundo para pensar, efetivamente, em jogos saudáveis sob todos os aspetos”, desenvolveu o padre Manoel de Oliveira Filho.
A Rede Internacional de Consagradas contra o Tráfico Humano, ‘Talitha Kum’, e a CRB estão a desenvolver a Campanha ‘Jogue a Favor da Vida’ com o lema ‘Exploração sexual não é turismo, é crime’, tem o objetivo de prevenir para os “riscos do turismo sexual” e “tráfico humano”.
G.I./Ecclesia:CB

CategoryIgreja