Novo Presidente Mundial

O Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de S. Vicente de Paulo realizou em Roma, entre os dias 5 e 8 de junho de 2016, a sua Assembleia Geral, com dois objetivos principais: eleição do novo presidente mundial e aprovação de algumas alterações à Regra.

Dos dois candidatos que se apresentaram a votação foi eleito o vicentino do Brasil, Renato Lima de Oliveira, que aceitou o cargo.

A SSVP passa a ser presidida por uma pessoa que fala a língua portuguesa, oriundo de um país que tem o maior número de vicentinos em todo o mundo – cerca de 250.000 voluntários, 20.000 Conferências em atividade e meio milhão de pessoas assistidas.

Renato Lima passa assim a presidir a esta organização que está presente em 143 países, muitos dos quais são de maioria religiosa diferente da católica, realçando, por exemplo, os casos do Líbano, Índia e Austrália.

O novo presidente marcou já para novembro um encontro em Portugal com a Direção Nacional e os representantes de todas as dioceses com o fim de dinamizar o Movimento.

Dia da SSVP na Feira de S. Mateus

Mantendo uma parceria de longa data, a organização do certame Feira de São Mateus 2016, representada pela nova empresa Viseu Marca e os responsáveis locais da SSVP, acertaram a realização de um dia Solidário, a realizar no dia 24 de agosto que contará com a presença da afamada artista Ana Malhoa.

Os bilhetes de entrada já se encontram à venda nos locais assinalados por toda a cidade e também através da NET.

Espera-se uma boa adesão a esta iniciativa e estamos a contar com todas as pessoas de boa vontade pois trata-se de um financiamento importante para as nossas atividades de apoio às famílias desempregadas e sem recursos, em termos de ajudas ao pagamento de despesas da habitação (rendas, água, luz e gás), também medicamentos, bens alimentares, artigos de higiene, etc

Aqui ficam os agradecimentos à abertura e compreensão demonstrados pela equipa que atualmente gere a Viseu Marca cuja capacidade está patente no magnífico cartaz da Feira de São Mateus 2016.

Missão Juventude Missionária Vicentina

Um grupo de 6 jovens vicentinos, “capitaneados” pela nossa dirigente local a Alice Margarida, vão partir em setembro para uma missão de um ano, em Moçambique, para trabalhar em comunidades assistidas pelos padres vicentinos, na província de Maputo.

São comunidades com muitas crianças e jovens ao abandono, muitas das quais os pais foram vítimas de doenças como a sida ou a malária. Nas casas dos padres vicentinos recebem alimentação, instrução e também aprendem diversos ofícios com vista a preparar o seu próximo futuro nas comunidades.

Estes jovens vicentinos são exemplo de uma grande doação aos outros, sacrificando os seus melhores anos e até carreiras promissoras, em início de vida. Para eles então, vai o nosso encorajamento.

Têm existido diversas iniciativas de angariação de fundos para apoio à sua missão.  Desde já se agradece, a quem puder associar-se, contribuindo com alguns meios que possam assegurar o sucesso da sua missão e o trabalho das comunidades orientadas pelos padres vicentinos. Os donativos podem ser entregues junto da comunidade dos padres vicentinos do Monte Salvado – Orgens.

G.I./J.B.

CategoryBispo