Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Porque os pais, cada vez mais, não se podem apartar da sua missão de educadores, de quem conhecendo os seus filhos os vais preparando para a vida, aconselhando, estando presentes, transmitindo valores e conhecimentos que farão crescer e preparar para a vida futura…

Porque também em família, este espírito do bem aconselhar, como obra de misericórdia, deve ser promovido e vivido…

Nossos? Não!

     Não há relação mais umbilical do que a que desenvolvemos com cada um dos nossos filhos. Construímos esta relação desde que nascem e que têm uma total dependência de nós, são um prolongamento da nossa existência carnal, cuidamos do ar que respiram.

     Cada filho é diferente e considero que não sou a mesma mãe para cada um deles. Quase por magia adivinho as suas necessidades, tento dosear as conversas, o carinho, o tempo… À medida que o tempo passa, que crescem e que se vão afirmando com a sua personalidade, pensamento próprio e fazem as primeiras opções, vou sendo inundada por um medo silencioso de que não sejam capazes de ser felizes – será que vão trilhar um caminho seguro em direção ao seu bem e à sua felicidade? Nesta fase percebo que o grande desafio é confiar e dar espaço. Confiar que, acima de toda a humanidade e falibilidade pessoal, há Alguém que nada mais quer que o nosso bem. Alguém que tudo concerta e permite tendo como única preocupação o bem maior de cada um de nós. É o momento de restituir quem nos foi confiado e esperar. Respeitar o espaço. Nunca deixar de amar. Passar para a retaguarda. Desenvolver uma estrutura de aço para os deixar livres, para tomarem conta da sua vida, sem nunca sairmos de cena, nem abdicarmos dos valores e da vida que sempre tentámos transmitir.

     Neste exercício diário, nesta luta de êxitos e fracassos, uma das coisas mais importantes é perceber que os filhos são joias com um valor incalculável, que não nos pertencem, que são grandes demais para serem nossos.

     Feliz e eternamente grata ao Nuno, à Inês ao Francisco e ao Diogo.

G.I./J.B.:Isabel Alexandre

CategoryDiocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: