Peregrinação a Roma.

No próximo dia 16 de outubro vai ser canonizado em Roma o Beato D Manuel González, que em 4 de março de 1910 fundou a Obra dos Sacrários Calvários, a qual veio a tomar o nome de União Eucarística Reparadora (UNER). Poucos anos depois esta Obra chegou a Portugal e veio a ter grande implantação na diocese de Viseu, a ponto de este grande Santo escrever ao Diretor Diocesano, o Cónego Manuel Martins.

Manuel González nasceu em Sevilha de uma família muito modesta. Ordenado Sacerdote em 1902, foi nomeado Pároco e Arcipreste de S. Pedro de Huelva em 1905. Aquela terra descristianizada e hostil em poucos anos viu-se transformada pela sua intensa ação pastoral e social. Em 1910 quis partilhar com os colegas sacerdotes o segredo do extraordinário êxito do seu trabalho paroquial e publicou o seu primeiro livro, Lo que Puede un Cura Hoy, uma obra que logo a seguir é traduzida e publicada em Viseu: O que Hoje Pode um Pároco. Veio a ser nomeado bispo de Málaga, onde construiu um grande Seminário orientado para uma intensa vida eucarística. Em 1921 fundou a congregação das Missionárias Eucarísticas de Nazaré, que em 1985 chegaram a Portugal através de Viseu e agora estão em Fátima

Manuel foi perseguido de morte logo no início da II República, em 1931, e teve de abandonar Málaga e refugiar-se em Madrid. Foi nomeado bispo de Palência em 1935 e veio a falecer a 4 de janeiro de 1940. Tinha deixado escrito: “Peço para ser enterrado junto de um Sacrário, para que os meus ossos, depois da morte, tal como a minha voz e os meus escritos durante a vida, digam continuamente aos que passarem: ‘Jesus está aqui! Está aqui! Não O deixeis abandonado’…”. E este voto cumpriu-se na sua catedral de Palência. E foi assim que a Beata Alexandrina de Balazar – que se tornou uma mulher eucarística como Maria do Sacrário –, também dispôs, à imitação do Santo Fundador: “Quero ser enterrada, se puder ser, de rosto voltado para o sacrário da nossa igreja…”.

Para participar na festa da Canonização com o Papa Francisco, está a ser organizada uma peregrinação a Roma de 15 a 18 de outubro com o Assistente Diocesano e as Irmãs Eucarísticas de Nazaré. É também uma excelente oportunidade de se lucrar a indulgência do Jubileu do Ano Santo da Misericórdia.

G.I./J.B.: Pe. Geraldo Morujão, Assistente Diocesano da UNER

CategoryDiocese