Quatro padres portugueses e um cabo-verdiano que no curso do seminário escolheram como padroeira Madre Teresa de Calcutá, vão participar este domingo, no Vaticano, na celebração da sua canonização, presidida pelo papa Francisco.

Os sacerdotes, formados no patriarcado de Lisboa, escolheram a padroeira em 2003, no final do terceiro ano no seminário de S. José de Caparide, antes de passarem para o seminário de Cristo-Rei dos Olivais, onde concluíram o percurso formativo que os conduziu à ordenação diaconal e, depois, à sacerdotal, em 2007.

Os padres Carlos Aleixo Silva, Valter Malaquias, João Sobreiro e Filipe Sousa, do patriarcado de Lisboa, e Adriano Cabral, da diocese do Mindelo, Cabo Verde, partiram esta quinta e sexta-feira de Lisboa rumo ao Vaticano, levando nos corações o propósito de pedir a intercessão de Madre Teresa pelas pessoas pobres e necessitadas, bem como pelos fiéis que lhes estão confiados.

No momento da escolha da padroeira, que nos seminários maiores do patriarcado de Lisboa ocorre no terceiro ano da formação, após um processo de reflexão, oração e eleição, Madre Teresa ainda não tinha sido beatificada pelo papa S. João Paulo II, celebração que ocorreu a 19 de outubro de 2003.

Além dos cinco padres que viajaram para o Vaticano, o curso Madre Teresa de Calcutá é composto por mais dez seminaristas, dos quais três são hoje sacerdotes diocesanos: Rui de Jesus, do patriarcado de Lisboa, Pedro Dionísio e Ricardo Conceição, de Santarém. O frei Godfrey Okeke, nigeriano, recebeu a ordenação diaconal e é religioso carmelita. Os restantes seis membros são leigos.

G.I./SNPC

CategoryIgreja