Arciprestado Urbano; Arciprestado de Besteiros; Seminários da Diocese; Provedor de Fornos de Algodres; Diretora do Hospital CUF; tomada de posse de novo Pároco.

Na manhã de 14 de Setembro, reuniram os padres do Arciprestado Urbano, cabendo a orientação da reunião ao Arcipreste – Pe. José Henrique. D. Ilídio também esteve presente. Vários assuntos de interesse foram refletidos, tendo em conta o ano pastoral agora iniciado. A forma de participação do arciprestado na Peregrinação diocesana a Fátima, no dia 5 de Outubro, foi também objecto de debate e acerto.

Em Cabanas de Viriato, na manhã de 15 de Setembro, reuniu também o clero do Arciprestado de Besteiros. O Pe. Carlos Casal, Arcipreste, orientou os trabalhos, estando também presente o Bispo da Diocese. A abordagem também teve a ver com o o novo ano pastoral, que agora começou. Realce para o plano de formação, tendo como centro as Constituições Sinodais e a Exortação Papal Amoris Laetitia. Também foram afinados pormenores relativos à Peregrinação Diocesana a Fátima, no dia 5 de Outubro.

Estão a iniciar-se as atividades dos Seminários da nossa Diocese. Na manhã de 16 de Setembro, D. Ilídio encontrou-se com os Responsáveis dos Seminários, na Casa Episcopal, acertando pormenores importantes para o ano lectivo que agora começa. No almoço, que também se realizou na Casa Episcopal, participaram todos os seminaristas com os seus Responsáveis e com o Vigário-Geral – Pe. Armando Esteves. No fim do almoço, D. Ilídio esteve com todos os Seminaristas, numa paternal troca de impressões. Após este encontro, uns partiram para Braga, para o início do ano no Seminário interdiocesano, e os outros para o Seminário de Nossa Senhora da Esperança, em Viseu.

Na tarde de 16 de Setembro, D. Ilídio recebeu o Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres. Esta Santa Casa está a viver o 350º aniversário da sua fundação que irá ser celebrado com grande solenidade no próximo dia 15 de Outubro.

A Diretora do novo Hospital CUF, a funcionar desde há alguns dias em Viseu, esteve na Casa Episcopal, para se encontrar com D. Ilído. O encontro, para além de outros temas, teve a finalidade de solicitar a nomeação de um Capelão para acompanhar, espiritual e pastoralmente, os doentes, colaborando com os profissionais desta instituição na sua tarefa de lhes devolver a saúde.

Na tarde de Sábado e no Domingo, dias 17 e 18 de Setembro, D. Ilídio acompanhou o Pe. Carlos Manuel de Matos Rodrigues no início do seu ministério paroquial. O Pe. Carlos Rodrigues é o novo Pároco das Comunidades cristãs de Covas do Rio, Covelo de Paivô, Figueiredo de Alva, Gafanhão e S. Martinho das Moitas. As Comunidades receberam com muita alegria o novo Pároco, que manifestava muita serenidade, alegria, confiança e esperança ao assumir o cuidado pastoral destas Comunidades, as primeiras que lhe são atribuídas, desde a sua recente ordenação.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Paróquia