Organização católica justifica atrasos na aplicação das verbas com demora de autoridades regionais.

A Cáritas Diocesana do Funchal reagiu hoje às recentes notícias relativas à aplicação dos donativos recebidos após o temporal que atingiu a Madeira em fevereiro de 2010, afirmando que as verbas vão ser integralmente destinadas às vítimas.

“A Cáritas, em caso algum, poderia admitir que os donativos recebidos não fossem aplicados na sua totalidade ao fim a que se destinaram e no respeito pelas normas em vigor”, assinala a organização católica, em nota divulgada através da sua página na internet.

Os responsáveis da Cáritas Diocesana do Funchal afirmam que “o rigor e a transparência na aplicação de donativos” são “princípios básicos” da sua ação.

O organismo católico explica que “a validação dos apoios foi sempre feita em articulação” com a Segurança Social e o Instituto de Habitação da Madeira (IHM), “entidades competentes possuidoras do levantamento das necessidades causadas pelo temporal” de 2010.

“Resultado das últimas reuniões, a Cáritas aguarda que a IHM indique quais as necessidades existentes e fará a sua seriação de forma a finalmente concretizar a aplicação de todas as doações”, adianta o comunicado, que responde a notícias surgidas na imprensa regional.

No total, foram distribuídos até hoje apoios no valor de 1,59 milhões de euros, precisando-se que cerca de um milhão de euros se destinou a comparticipar a construção de 13 habitações na localidade da Serra d’Água, inauguradas em 2012.

Desde então, informa a Cáritas Diocesana do Funchal, ficou estabelecido com as autoridades regionais que o restante valor seria aplicado nas casas ainda por construir, “cujo processo seria ainda moroso” dada a necessidade de avaliações e estudos por estarem implantadas em “zonas consideradas de risco”.

“O tempo decorrido desde que os donativos foram recebidos até à presente data não é da responsabilidade da Cáritas, porque, nos termos referidos anteriormente, aguarda-se a designação por parte dos serviços oficiais das necessidades mais prementes”, sustenta a organização católica.

O montante entregue pela Cáritas resultou, na sua maior parte, da Campanha Nacional de recolha de donativos promovida pela organização católica de solidariedade e ajuda humanitária.

O temporal de 2010 na ilha da Madeira atingiu sobretudo os concelhos do Funchal, Santa Cruz, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, causando, segundo os dados oficiais, 45 mortos, seis desaparecidos, 1200 desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1080 milhões de euros.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja